Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FMI alerta G20 sobre riscos crescentes de desaceleração do crescimento econômico

Brasil|

WASHINGTON (Reuters) - Os riscos de desaceleração da economia global têm aumentado e uma combinação de ameaças, incluindo um crescimento mais lento na China e uma elevada volatilidade nos mercados, poderiam levar à redução severa das perspectivas econômicas, alertou o Fundo Monetário Internacional nesta quarta-feira.

Uma nota preparada por uma equipe do FMI para uma reunião de autoridades de Finanças do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, descreve um coquetel de riscos potencialmente perigosos que vão de um dólar norte-americano mais forte à desvalorizando de moedas em mercados emergentes, à queda dos preços das commodities e fluxos de capital mais fracos.

"Os riscos se inclinam para o lado negativo, e uma materialização simultânea de alguns destes riscos implicaria uma perspectiva muito mais fraca", afirmou a nota, preparada para a reunião do G20 que ocorrerá em Ancara, na Turquia, na sexta-feira e sábado.

O FMI reduziu em julho sua projeção de crescimento global para 3,3 por cento em 2015 e previu que o crescimento vai se desacelerar para 6,8 por cento na China, onde a desvalorização da moeda e as preocupações com a economia têm provocado turbulência nos mercados financeiros.

Publicidade

A equipe do FMI afirmou que a China deve manter as reformas para liberalizar sua economia, apesar das oscilações dos mercados.

"As recentes correções do mercado de ações não devem desencorajar as autoridades a continuar com as reformas para dar aos mecanismos de mercado um papel mais decisivo na economia, eliminar as distorções e fortalecer as instituições", disse a nota.

Publicidade

A necessidade de políticas para impulsionar o crescimento entre as nações do G20 se tornou mais urgente nos últimos seis meses, e uma política monetária mais acomodatícia nas economias avançadas era "essencial", de acordo com a nota, que destacou a necessidade de reformas estruturais para aumentar a produção e a produtividade potenciais.

(Reportagem de Krista Hughes)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.