Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França diz que negociação sobre programa nuclear do Irã avançou em questões-chave

Brasil|

VIENA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse nesta terça-feira que as conversas entre o Irã e seis potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano foram "bastante positivas" e que houve progresso em questões-chave, inclusive sobre a capacidade iraniana de enriquecimento de urânio.

"Ao limitar a capacidade do Irã de enriquecer (urânio), acredito que houve um certo movimento", disse Laurent Fabius à rádio França Internacional.

As seis potências --Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia, China e Grã-Bretanha-- e o Irã tentam chegar a um acordo que permita a Teerã realizar enriquecimento limitado de urânio sem ter condições de armazenar grandes quantidades de urânio enriquecido, que pode ser utilizado para fazer bombas atômicos se for enriquecido a um nível alto.

Fabius disse que as seis potências "rascunharam" soluções técnicas para o reator de água pesada iraniano de Arak, que as potências ocidentais temem que possa gerar quantidade significativa de plutônio para bombas se passar por certas modificações.

Publicidade

Ele disse ainda que também houve progresso nos meios de verificar que o Irã está cumprindo seus compromissos uma vez que o acordo for fechado.

"O diabo está nos detalhes, mas há uma vontade de se chegar a um acordo que eu não tinha visto nas conversas anteriores", disse.

Publicidade

O Irã nega as suspeitas ocidentais de que seu programa nuclear tenha objetivos militares, e afirma que busca apenas gerar energia para uso pacífico.

(Reportagem de John Irish)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.