Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funcionário de Youssef escondia dinheiro no corpo com meias elásticas e coletes ortopédicos

A investigadores, Rafael Ângulo Lopes diz já ter carregado até um milhão de euros

Brasil|Do R7

Alberto Youssef mandava entregar dinheiro escondido em roupas
Alberto Youssef mandava entregar dinheiro escondido em roupas Alberto Youssef mandava entregar dinheiro escondido em roupas

Cada vez que os entregadores de Alberto Youssef saiam para uma missão de entrega de dinheiro, era preciso uma operação minuciosa e cheia de desconforto. Afinal, a propina era carregada escondida no corpo, com artifícios que incluem meias elásticas e coletes ortopédicos.

O “truque” para fazer o dinheiro desaparecer foi revelado por Rafael Angulo Lopes , funcionário do doleiro Alberto Youssef, em depoimentos e conversas com investigadores da Polícia Federal e advogados, e revelado pelo jornal Folha de S.Paulo . Os maços de notas eram compactados ao máximo. Primeiro eram guardados em sacos plásticos — os mesmos usados para embalar alimentos — depois furados para retirada do ar. Depois disso, eram presos ao corpo, com meias e coletes, e ficavam camuflados sob as roupas.

Dessa forma foi possível transportar até um milhão de euros, o equivalente a R$ 3,5 milhões.

Leia mais notícias sobre Política

Publicidade

Ainda segundo o jornal, Lopez chegou a se negar entregar propina a Fernando Collor de Mello (PTB-AL), mas acabou obrigado por Youssef. Após cumprir a missão, resmungou “Velho gordo!” enquanto deixava o apartamento do ex-presidente, afastado do governo em 1992 por corrupção. Collor negou ter encontrado o emissário e recebido dinheiro.

Outro funcionário do doleiro também se viu em apuros em uma de suas tarefas. Adarico Negromonte deveria levar R$ 500 mil a Salvador (BA), mas acabou pegando o avião errado, para Maringá (PR). Após discutir com a tripulação, ele foi obrigado a seguir para o Paraná para, só então, embarcar para a Bahia.

Acompanhe todas as notícias da operação Lava Jato

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.