Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gilberto Carvalho diz que Aécio 'não tem moral' para pedir impeachment de Dilma

Ex-ministro disse que "o PSDB está correndo atrás do apoio das massas"

Brasil|

Gilberto Carvalho disse que Aécio Neves "não tem moral"
Gilberto Carvalho disse que Aécio Neves "não tem moral" Gilberto Carvalho disse que Aécio Neves "não tem moral"

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho (PT) disse, na noite desta quinta-feira (16), que o senador Aécio Neves e o PSDB fazem demagogia ao se aproximarem dos movimentos que protestam contra o governo Dilma Rousseff. Ele afirmou ainda que Aécio "não tem moral" para pedir o impeachment da presidente.

— O PSDB está correndo atrás do apoio das massas. Isso é demagogia. É tentar fazer agora uma sintonia com as ruas que eles não tiveram e agora oportunisticamente tentam ter. Ele [Aécio] devia pensar no que ele fez em Minas Gerais e a maneira como o Fernando [Pimentel, governador pelo PT] encontrou Minas Gerais, aquele desgoverno absurdo. Ele [Aécio] não tem moral nenhuma para falar isso, ele tem que aceitar a derrota que ele sofreu. Ele foi um honroso candidato, tudo bem. Mas não posso levar a sério, sinceramente acho que isso é uma apelação que não merece consideração.

O PSDB, liderado por Aécio Neves, junto a outros partidos de oposição, estuda fatos para respaldar um eventual pedido de afastamento de Dilma. Entre esses fatos estão a responsabilidade da presidente por crimes fiscais em função das chamadas "pedaladas" — que foram aportes de bancos públicos para fechar as contas da União; o uso irregular dos Correios nas eleições; e a acusação de que a CGU (Controladoria-Geral da União) segurou informações sobre irregularidades na Petrobras para serem apuradas apenas após o pleito do ano passado.

Vaccari

Publicidade

Carvalho, que é próximo do ex-presidente Lula, evitou classificar como política a prisão do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, em meio às investigações da operação Lava Jato. Ele, contudo, disse haver uma "hipocrisia" em se apurar irregularidades apenas nas doações destinadas ao PT.

— Os [recursos] dos outros foram de rifa, foram de festa de igreja sei lá. Não vou fazer juízo de valor sobre qual a intenção [da prisão], se foi política ou não. Mas acho que então todos os tesoureiros de partido deveriam ser chamados.

Publicidade

O ex-ministro também criticou os companheiros de partido que pediram o afastamento de Vaccari ao longo das últimas semanas. Carvalho não citou nomes, mas um dos que defenderam abertamente o afastamento do tesoureiro foi o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

— Não acho que a gente tem que ficar sacrificando companheiros e sou contra aqueles que pediram a saída do Vaccari, porque muitos dos que pediram foram beneficiados em suas campanhas pelo dinheiro que ele arrecadou legitimamente. Como agora você pratica uma brutal falta de solidariedade e de injustiça?

Publicidade

Carvalho admitiu que o partido cometeu erros, mas defendeu que houve muitos acertos nos 12 anos de gestão petista no governo federal. Ele defendeu que o processo atual de denúncias ajudará o partido a se "purificar" e seguir em frente.

Financiamento de campanha

Carvalho defende a tese que é majoritária no PT de que o problema está no sistema de financiamento empresarial das campanhas. Mas comentou que há uma contradição, pois não sabe se Lula teria conseguido se eleger em 2002 e ter promovido um governo de inclusão social, não fosse o financiamento privado de sua campanha.

— Se em 2002, nós não tivéssemos arranjado muito dinheiro para pagar o Duda Mendonça, que era muito caro, nós teríamos chegado ao governo? Talvez não e perderíamos a oportunidade de ter feito o que nós fizemos.

Carvalho concluiu então que a solução só ocorrerá quando todos os partidos forem proibidos de receber doações de empresas e o sistema for alterado.

Carvalho também reclamou do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, por não devolver ao plenário da Corte a ação sobre financiamento empresarial para que o STF possa concluir o julgamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.