Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gilmar Mendes suspende ação penal contra 'Rei do ônibus' do Rio

No ano passado, o ministro do STF derrubou uma decisão do juiz federal Marcelo Bretas e mandou soltar Jacob Barata Filho

Brasil|Da Agência Brasil

Jacob Barata Filho é conhecido como "Rei do Ônibus"
Jacob Barata Filho é conhecido como "Rei do Ônibus" Jacob Barata Filho é conhecido como "Rei do Ônibus"

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou nesta terça-feira (7) a suspensão da ação penal que tramita na Justiça do Rio de Janeiro contra o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como "Rei do Ônibus". Ele seria interrogado amanhã (8) pelo juiz Marcelo Bretas.

O pedido de suspensão da ação penal foi feito pela defesa do empresário, investigado no âmbito da Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato, deflagrada pela PF (Polícia Federal) e pelo MPF (Ministério Público Federal) no Rio de Janeiro.

STF mantém decisão que soltou o 'Rei do ônibus' do Rio de Janeiro

Segundo a defesa, o processo deveria tramitar na 5ª Vara Federal, e não na 7ª Vara, chefiada por Bretas, que fixou sua competência para relatar o caso após Barata ter sido preso em julho de 2017, quando tentava embarcar para Portugal com a família.

Publicidade

Diante dos argumentos apresentados pela defesa, Gilmar Mendes decidiu conceder a decisão provisória para suspender a tramitação da ação penal até o julgamento de mérito (definitivo) no STF.

“A eminente realização de audiência designada para o dia 8 de agosto corrente demonstra a existência do periculum in mora [urgência], a ensejar a liminar requerida”, decidiu o ministro.

Publicidade

No ano passado, Mendes derrubou outra decisão do juiz federal Marcelo Bretas e mandou soltar o empresário Jacob Barata Filho.

Dodge pede para STF mandar 'Rei do Ônibus' de volta para a cadeia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.