Governador de MS vê "estardalhaço" e chama Operação Carne Fraca de "pirotecnia"

Reinaldo Azambuja diz ser "erro passar a impressão que todos os frigoríficos agem de má-fé"

Do R7

Carne Fraca: Reinaldo Azambuja criticou duramente a investigação José Cruz/16.04.2016/Agência Brasil

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou em agenda política no último domingo (19) que a Operação Carne Fraca, da PF (Polícia Federal), Ministério Público e Justiça Federal, provocou um "estardalhaço". Responsável pela gestão de um dos Estados que mais produzem carne no Brasil, o tucano classificou a ação como "pirotecnia".

— Não se trata de defender os maus funcionários e empresários corruptos, que devem ser punidos com rigor. O que nos causa preocupação é por que essa pirotecnia, desqualificando toda a carne brasileira. Isso é muito ruim, prejudicial ao mercado e ao país. Será que tem algum pano de fundo nisso tudo?

Ministro chama suposto papelão na carne de "idiotice"

Durante discurso na cidade de Guia Lopes da Laguna (MS), Azambuja destacou a competição que o Brasil trava com Estados Unidos e Austrália, em razão do crescimento das exportações do País. Por isso, disse ser necessário dosar a dimensão dada a "casos pontuais"” e isolados.

— Não se pode criminalizar toda a carne brasileira por causa de alguns maus funcionários e empresários corruptos, em prejuízo a toda uma cadeia produtiva. [...] Há 5.000 frigoríficos em todo o País e se há uma investigação há dois anos os culpados já deveriam estar presos. É um erro da investigação em passar a impressão que todos os frigoríficos agem de má fé em prejuízo ao consumidor. A certificação sanitária no Brasil é reconhecida internacionalmente, a carne produzida aqui é considerada de alta qualidade.

O tucano lembrou que "a operação monstruosa, como foi passada à imprensa”, não corresponde ao tamanho do mercado e qualidade da carne brasileira”. Azambuja afirmou que vai se encontrar com entidades do setor pecuário e avaliar com o MAPA (Ministério da Agricultura) o impacto da Carne Fraca, que descobriu "irregularidades em uma fração mínima da indústria frigorífica”.

  • Espalhe por aí:

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!