Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo cria comissão para apurar mudanças de perfis feitas a partir do Planalto

Portaria estabelece o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos de investigação

Brasil|Do R7

O governo federal publicou, na edição desta terça-feira (12) do DOU (Diário Oficial da União), portaria que cria uma comissão de sindicância Investigativa para apurar o caso das alterações feitas em perfis de jornalistas na Wikipédia, enciclopédia virtual, a partir da rede de internet do Palácio do Planalto.

A portaria estabelece o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos e designa os servidores que integram a comissão.

Na última sexta-feira (8), a Secretaria de Administração da Presidência da República havia informado que iria apurar o uso da rede de internet do Planalto para fazer as alterações.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Reportagem do jornal O Globo publicada no dia 8 aponta que os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos das Organizações Globo, na Wikipédia, foram alterados, em maio do ano passado, a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. Foram incluídas críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos.

A presidenta Dilma Rousseff classificou de inadmissível o uso da rede do Palácio para as alterações ao comentar o assunto durante evento de campanha, no último sábado (9).

— A minha opinião é que isso é absolutamente inadmissível por parte do Planalto, do governo federal, ou por parte de qualquer governo. Nesse caso específico é algo que quem individualmente quiser fazer que o faça, mas não coloque o governo no meio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.