Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo decide manter horário de verão

Discussões internas previam possibilidade de extinguir alteração nos relógios

Brasil|Fernando Mellis, do R7

Horário de verão começa no dia 15 de outubro
Horário de verão começa no dia 15 de outubro Horário de verão começa no dia 15 de outubro

O governo federal decidiu manter o horário de verão 2017/2018, informou nesta segunda-feira (25) o Ministério de Minas e Energia. 

Na semana passada, a informação de que o governo estudava acabar com o horário de verão já neste ano causou polêmica.

A possibilidade foi levantada após um grupo de trabalho do setor elétrico identificar que o adiantamento dos relógios para aproveitar mais a luz do dia não garante economia de energia significativa nos horários de pico.

Segundo o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, vinculado ao MME, que reúne membros do ministério e de agências como o ONS, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a economia de energia estaria próxima do zero.

Publicidade

Para o grupo, "a adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema".

O último período do horário de verão durou 126 dias, entre 15 de outubro e 18 de fevereiro, proporcionando economia de R$ 159,5 milhões, segundo o MME, com o não acionamento de usinas termelétricas.

Publicidade

O próximo horário de verão começa no dia 15 de outubro no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. 

Nessas localidades, os relógios serão adiantados em uma hora até o dia 18 de fevereiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.