Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo eleva recursos e juros no Plano Safra 2015/16

Brasil|

BRASÍLIA (Reuters) - O crédito disponível no Plano Safra 2015/16 somará 187,7 bilhões de reais na temporada, o que significa um aumento de 20 por cento ante o plano anterior, informou o governo federal nesta terça-feira, incluindo um maior volume de recursos a juros livres de mercado, mais altos que as tradicionais taxas controladas, que também foram elevadas.

Apesar disso, a presidente Dilma Rousseff e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, exaltaram o crescimento de 20 por cento no volume de recursos.

Para o financiamento de custeio a juros controlados estão programados 94,5 bilhões de reais, 7,5 por cento a mais em comparação com o período anterior, segundo comunicado do Ministério da Agricultura. Já para investimentos serão 33,3 bilhões de reais também a juros controlados.

Para os empréstimos de custeio da agricultura empresarial, a taxa é de 8,75 por cento ao ano. Já para financiar os demais programas de investimentos, a taxa varia de 7 a 8,75 por cento ao ano (faturamento até 90 milhões de reais).

Publicidade

No plano anterior, a taxa média de juros de custeio era de 6,5 por cento, caindo para até 5,5 por cento em alguns casos.

O plano 2015/16 ainda prevê maior volume de recursos, de 53 bilhões, a juros livres de mercado, ante 23 bilhões no plano 2014/15.

Publicidade

O programa para estocagem de etanol prevê 2 bilhões de reais, a taxa TJLP para 2,7 por cento

Segundo o ministério, estão assegurados recursos de mais de 5 bilhões de reais para os produtos agrícolas que fazem parte da Política de Garantia dos Preços Mínimos.

Publicidade

None

(Por Marcela Ayres e Maria Carolina Marcello)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.