Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo federal e Estados fazem operação contra o crime organizado

Nesta sexta, 27 secretários de Segurança se reuniram com o ministro da Justiça

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Balanço oficial da operação será divulgado na próxima segunda-feira
Balanço oficial da operação será divulgado na próxima segunda-feira Balanço oficial da operação será divulgado na próxima segunda-feira

Está sendo realizada nesta sexta-feira (5) em todo o País uma operação conjunta de combate ao crime organizado. As ações acontecem simultaneamente nos 26 Estados e no Distrito Federal e seguem o modelo adotado durante a Copa do Mundo deste ano. Esta é mais uma etapa do programa Brasil Integrado, coordenado pelo Ministério da Justiça em parceria com governos estaduais.

Ao todo participam da operação mais de 20 mil homens das forças de segurança. Em setembro deste ano, a operação Brasil Integrado apreendeu 5,2 toneladas de explosivos e até um avião clonado no Nordeste. Os secretários de segurança de todos Estados se reuniram nesta sexta, em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutirem o andamento da operação. O encontro aconteceu no CICCN (Centro Integrado de Comando e Controle Nacional) que foi criado para coordenar as operações durante a Copa.

Cardozo não apresentou balanço da operação, mas informou que os dados preliminares são satisfatórios e que representam um grande avanço no combate ao crime organizado. 

— Estamos efetivamente no caminho certo. Portanto, no dia de hoje, estamos dizendo que é possível sim fazer operações nacionais integradas. Essa é a primeira operação nacional integrada no nosso país e não será a única. Essa cultura veio para ficar.

Publicidade

De acordo com o ministro, o balanço completo será apresentado na segunda-feira (8). Cardozo adiantou que uma operação semelhante será realizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina. 

— A operação é ainda uma experiência, é ainda um protótipo. Nós estamos ainda avaliando o que precisa ser melhorado. Isso que agora nós estamos fazendo como experiência tem que se tornar rotina.

Publicidade

Ao todo, 12 centros regionais de controle e dois centros nacionais estão operando. A previsão do Ministério da Justiça é que até 2016 todos os Estados tenham locais nesses moldes. Os secretários de Segurança acordaram em elaborar um documento com sugestões de melhorias no setor que será entregue aos governadores eleitos e à presidente Dilma Rousseff. 

De acordo com o secretário de Segurança da Bahia, Maurício Teles Barbosa, escolhido para representar o grupo, entre as reivindicações estão a criação dos centros integrados nos Estados que ainda não dispõem destas unidades. Barbosa destacou que na Bahia, a operação já apreendeu uma grande quantidade de drogas. 

— Na Bahia, só hoje, nos apreendemos 500 kg de maconha e 20 kg de cocaína. Hoje é uma data muito importante porque quebramos alguns paradigmas em se fazer segurança pública no País. Nós estamos aqui acreditando que isso é capaz de ser feito. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.