Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo publica regras para concessão de seguro-desemprego a empregados domésticos; entenda

O benefício será de um salário mínimo (R$ 788) por até três meses

Brasil|

Trabalhadores domésticos passam a ter o seguro-desemprego regulamentado a partir de hoje
Trabalhadores domésticos passam a ter o seguro-desemprego regulamentado a partir de hoje Trabalhadores domésticos passam a ter o seguro-desemprego regulamentado a partir de hoje

O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) publicou no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (28) resolução com os critérios para habilitação e concessão de seguro-desemprego para empregados domésticos, dispensados sem justa causa. As regras foram aprovadas pelo conselho na última quarta-feira (26).

Para ter direito ao benefício, o doméstico deve ter trabalhado por pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses que antecedem à data da dispensa. Também não poderá ter qualquer benefício previdenciário de prestação continuada da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte, e ainda não pode ter renda própria de qualquer natureza, suficiente à sua manutenção e de sua família.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Publicidade

O valor do seguro-desemprego será de um salário mínimo, concedido por até três meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de 16 meses, contados da data da dispensa que originou habilitação anterior. "O requerimento de habilitação no Programa do Seguro-Desemprego só poderá ser proposto a cada novo período aquisitivo", enfatiza a resolução.

O trabalhador deverá pedir o seguro-desemprego no Ministério do Trabalho e Emprego ou órgãos autorizados no prazo de 7 a 90 dias contados da data de demissão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.