Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo tenta manter agenda de votações no Congresso para mostrar normalidade

Planalto quer colocar reforma trabalhista para ser votada nas próximas semanas no Senado

Brasil|

Temer reuniu líderes da base no final de semana para mostrar que ainda tem o apoio
Temer reuniu líderes da base no final de semana para mostrar que ainda tem o apoio Temer reuniu líderes da base no final de semana para mostrar que ainda tem o apoio

O Palácio do Planalto vai tentar manter o cronograma de votações importantes no Congresso para mostrar que ainda respira e tem força para tocar as reformas propostas, disseram fontes governistas.

Depois de um final de semana em que tentou reunir líderes da base em torno de si para mostrar que ainda tem o apoio da base, Temer começou esta segunda-feira (22) tentando mostrar normalidade na agenda e passar a ideia de que tudo está funcionando.

Pela manhã, Temer recebeu os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, para tratar do projeto de alívio a dívidas do Funrural. Depois, recebeu os deputados Carlos Marun (PMDB-MS), que presidiu a comissão da reforma da Previdência na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do governo na Câmara, e Baleia Rossi, líder do PMDB (SP).

Crise deve atrasar agenda de reformas 'em semanas', diz Meirelles a investidores

Publicidade

"O trabalho do governo é recuperar a normalidade. Com o Congresso, na economia. A parte jurídica os advogados do presidente estão tratando", disse uma fonte palaciana.

Apesar do terremoto, o governo ainda tem planos de tentar colocar para votar nas próximas semanas a reforma trabalhista no Senado. Na semana passada, depois da delação dos executivos da JBS, o relator, Ricardo Ferraço (PSDB-MS), disse que não havia condições de colocar o texto em pauta enquanto não se "voltasse à normalidade" e suspendeu o calendário de tramitação.

Publicidade

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha — que deve tocar pessoalmente a negociação da pauta no Congresso —, ainda não conversou, mas pretende falar com Ferraço para avaliar o clima para a votação.

Na Câmara, uma série de MPs trancam a pauta. A mais importante delas, a que liberou o FGTS das contas inativas, tem duas semanas para ser aprovada na Câmara e no Senado antes de caducar. "Não dá para perder o foco", disse uma outra fonte.

Publicidade

Nesta manhã, antes da audiência com Temer, o ministro da Fazenda seguiu com a estratégia de conversar com investidores, em duas conferências. O governo quer passar a ideia para o mercado de que, apesar dos percalços políticos, a trajetória econômica seguirá.

"A equipe econômica está atuando. Não é uma estratégia exatamente, mas tem que falar, tem que fazer", afirmou uma das fontes.

"O mercado ainda segura por causa da equipe econômica, da ideia de que, não importa o que aconteça, há uma estabilidade aí", disse outra fonte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.