Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IGP-DI acelera alta a 0,59% em outubro, com preços do atacado

Brasil|

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 0,59 por cento em outubro, pior do que o esperado após alta de 0,02 por cento no mês anterior, com os preços no atacado voltando a mostrar inflação.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que o IGP-DI tivesse alta de 0,49 por cento em outubro segundo a mediana de 12 projeções, que variaram de avanço de 0,25 por cento a 0,59

por cento.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 0,73 por cento em outubro, após variação negativa de 0,18 por cento em setembro. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

Publicidade

Destacou-se a alta de 1,23 por cento nos preços das matérias-primas brutas no mês passado, após queda de 0,55 por

cento em setembro.

Publicidade

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), por sua vez, desacelerou a alta a 0,43 por cento, após avanço de 0,49 por cento no mês anterior. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) teve alta de 0,17 por cento em outubro, após avanço de 0,15 por cento em setembro. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

Publicidade

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

None

(Por Patrícia Duarte)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.