Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IGP-DI desacelera alta a 0,53% em fevereiro com preços ao consumidor

Brasil|

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,53 por cento em fevereiro, contra alta de 0,67 por cento no mês anterior, diante da desaceleração da alta dos preços ao consumidor.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que o IGP-DI subisse 0,40 por cento em fevereiro segundo a mediana de 20 projeções, que variaram de alta de 0,28 a 0,49 por cento.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta sexta-feira que, em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) teve alta de 0,41 por cento após subir 0,23 por cento no mês anterior. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) --corresponde a 30 por cento do IGP-DI-- desacelerou a alta a 0,97 por cento, contra 1,73 por cento em janeiro.

Publicidade

A principal contribuição para esse resultado foi dada pelo grupo Educação, Leitura e Recreação, que teve variação negativa de 0,02 por cento após avanço de 4,15 por cento no mês anterior.

Nesta classe de despesa, destacou-se o comportamento do item cursos formais, cuja taxa passou para uma alta de apenas 0,05 por cento, após 9,19 por cento em janeiro.

Publicidade

Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), que representa 10 por cento do IGP-DI, subiu 0,31 por cento no mês passado, contra alta de 0,92 por cento em janeiro.

Ainda nesta manhã o IBGE divulga o IPCA de fevereiro, com expectativa de alta de 1,08 por cento sobre o mês anterior, segundo pesquisa da Reuters.

Publicidade

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

None

(Por Camila Moreira)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.