Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índios protestam contra texto que transfere para o Congresso demarcação de terras indígenas

PEC 215 ainda aguarda parecer de comissão especial da Câmara dos Deputados

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Índios protestaram com cartazes e faixas na Câmara dos Deputados
Índios protestaram com cartazes e faixas na Câmara dos Deputados Índios protestaram com cartazes e faixas na Câmara dos Deputados

Um grupo de índios protesta, nesta terça-feira (25), contra a PEC (Proposta de Emenda à Constitucional) 215 no Congresso Nacional. O texto estabelece que a demarcação de terras indígenas será tarefa exclusiva do Congresso, assim como a definição dos critérios e dos procedimentos necessários para a fixação das fronteiras de terras ocupadas por índios.

A PEC tramita na Câmara dos Deputados desde o ano 2000. Os índios são contrários à proposta porque temem que os interesses da bancada ruralista no Congresso prevaleçam e sejam desfavoráveis para os indígenas no processo de demarcação das terras.

Com cartazes e faixas de protesto, os índios se deitaram na entrada da Câmara dos Deputados, simulando corpos mortos estirados no chão. Do lado de fora, um grupo de índios também protesta com danças e músicas típicas da cultura indígena.

Leia mais notícias de Brasil e Política

A proposta tem regime de tramitação especial e ainda aguarda parecer do relator na Comissão Especial destinada a apreciar a PEC 215.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.