Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã e potências acertam novo prazo para fechar acordo nuclear

Brasil|

Por John Irish e Arhad Mohammed

VIENA (Reuters) - O Irã e seis grandes potências se deram um novo prazo até a próxima segunda-feira para fechar um acordo nuclear, sua terceira prorrogação em duas semanas, em meio à qual Teerã acusa o Ocidente de colocar novos obstáculos no caminho de um acerto.

Os dois lados dizem que houve progresso na quinzena de conversas, mas o secretário britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond, o classificou como “dolorosamente lento”, e ele e seu colega francês, Laurent Fabius, deixaram Viena prometendo voltar no sábado.

Depois de perderem o prazo da manhã desta sexta-feira, estabelecido pelo Congresso dos Estados Unidos, autoridades norte-americanas e da União Europeia declararam que estão ampliando o alívio das sanções ao Irã nos termos do acordo provisório até a segunda-feira para dar mais tempo às conversas em busca de um acordo definitivo.

Publicidade

O Irã e o chamado P5+1 – EUA, China, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha – estão tentando pôr fim a uma desavença de mais de 12 anos a respeito do programa atômico de Teerã negociando limites às suas atividades nucleares em troca do abrandamento das sanções.

As partes continuam divididas em temas que incluem um embargo de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Irã, que as potências ocidentais querem manter, o acesso de inspetores a instalações militares iranianas e respostas de Teerã sobre atividades passadas suspeitas de terem tido objetivos militares.

Publicidade

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse que é improvável obter um acordo ainda nesta sexta-feira e que os negociadores possivelmente passarão o final de semana na capital austríaca. Ele tentou culpar o Ocidente pelo impasse.

“Agora eles estão com exigências excessivas”, afirmou ele sobre a posição das potências nas negociações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.