Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Jogos Olímpicos trarão legado para o País”, diz ministro do Esporte na Câmara

George Hilton falou sobre os projetos prioritários da pasta em série de encontros na Casa

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Ministro George Hilton participou de encontro na Câmara hoje
Ministro George Hilton participou de encontro na Câmara hoje Ministro George Hilton participou de encontro na Câmara hoje

O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou nesta quinta-feira (28), no plenário da Câmara dos Deputados, que os Jogos Olímpicos de 2016 “trarão um legado para o País”. A sessão faz parte de uma série de encontros que a Câmara promoverá com os 39 chefes de ministérios. O objetivo é fazer com que os ministros apresentem suas propostas e prioridades aos parlamentares.

Hilton disse que, desde 2007, o Brasil passou a sediar grandes eventos esportivos e que a meta do ministério do Esporte é manter o País nesse patamar com as Olímpiadas do Rio de Janeiro.

— Os Jogos Olímpicos serão um sucesso e deixarão um legado material, de equipamentos esportivos em todo o País, e um legado imaterial, que é o estímulo para o jovem brasileiro praticar esportes.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O ministro ressaltou que foram investidos cerca de R$ 1 bilhão em estrutura para a prática esportiva em unidades que deverão ser entregues até o final deste ano. Ele também apelou aos parlamentares para que seja aprovada a MP (Medida Provisória) que trata da renegociação de dívidas dos clubes.

O mandatário ainda revelou que o ministério deve enviar ao Congresso Nacional, até o final de setembro, um texto instituindo o Sistema Nacional do Esporte.

Publicidade

Hilton explicou que a proposta será formulada em forma de lei para estipular metas e obrigações aos clubes, federações e confederações. A medida ainda vai discutir modelos de financiamento do esporte no Brasil.

Corrupção na Fifa

Publicidade

O ministro comentou a operação do FBI que prendeu, na última quarta-feira (27), o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin. O FBI, por meio da polícia da Suíça, prendeu sete dirigentes ligados à Fifa (Federação Internacional de Futebol) por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão envolvendo a organização de competições e contratos de marketing e televisionamento.

Hilton afirmou que o governo está acompanhando o caso e defendeu as investigações. Sobre eventuais irregularidades cometidas na Copa do Mundo do Brasil, o ministro afirmou que todos os fatos devem ser esclarecidos e pediu a punição de culpados. 

— Nós vamos aguardar as investigações, o governo apoia as investigações e quer que seja tudo devidamente esclarecido.

George Hilton ainda disse que a possível instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) poderá ajudar as investigações em curso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.