Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornal americano diz que declínio dos Sarney abre caminho para mudanças no Brasil

Em artigo, New York Times explorou a desistência de concorrer ao Senado do patriarca da família

Brasil|Do R7

Saída de Sarney do poder pode abrir caminho para alterações profundas no Brasil, segundo o NYT
Saída de Sarney do poder pode abrir caminho para alterações profundas no Brasil, segundo o NYT Saída de Sarney do poder pode abrir caminho para alterações profundas no Brasil, segundo o NYT

O jornal norte-americano The New York Times publicou um artigo explorando o declínio da família Sarney como abertura do caminho para mudanças no Brasil. O patriarca da família, José Sarney, decidiu que não iria mais se candidatar a um cargo eletivo.

O senador pelo Amapá, Estado que não faz fronteira com sua base política natal, o Maranhão, não conseguiu imprimir nestas Eleições o mesmo resultado que tem feito em todos os seus anos na vida pública.

Ainda segundo a publicação, "poderosas dinastias brasileiras começam a apresentar indícios de desgaste". Como exemplo disso, é usado o exemplo Ronaldo Cunha Lima, o qual o filho, candidato ao governo da Paraíba neste ano, atirou em seu antecessor em um restaurante em 1993. Ele nunca foi condenado pelo crime, e também não conseguiu ser eleito.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

Sarney diz que se arrepende de ter voltado ao Congresso após deixar Presidência

Helder Barbalho, filho de Jader Barbalho, também não conseguiu ser eleito governador do Pará neste ano. A presidente Dilma o convocou para assumir um ministério durante sua reforma ministerial.

O The New York Times ainda destaca a saída antecipada da filha de Sarney, Roseana, do governo do Maranhão. A intenção seria evitar a cerimônia de passagem do cargo para seu sucessor, o que ocorre em plena época em que ela é citada por investigados na operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.