Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem do sexo masculino tem 4 vezes mais chance de morrer que mulher no Brasil

Probabilidade de óbito é duas vezes maior no Norte e Nordeste que no Sul e Sudeste

Brasil|Do R7

Acidentes de trânsito, suicídios e homicídios impulsionam mortes
Acidentes de trânsito, suicídios e homicídios impulsionam mortes Acidentes de trânsito, suicídios e homicídios impulsionam mortes

Principais vítimas da violência e da criminalidade no País, os jovens de 15 a 29 anos representam um quarto da população brasileira. Entre os homens dessa idade, porém, a chance de morrer é quatro vezes maior que o das mulheres da mesma faixa etária.

A constatação está na Síntese de indicadores sociais — Uma análise das condições de vida da população brasileira 2015, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (4). 

Em 2014, houve 21,4 mortes de jovens a cada mil habitantes no País. Entre os homens, porém, esse dado sobe para 33,7 mortes e, entre elas, estaciona nas 8,7 mortes por mil pessoas.

A pesquisa do IBGE diz que a “maior incidência de óbitos por causas violentas – principalmente, suicídios, homicídios e acidentes de trânsito — que atingem esse grupo populacional com mais frequência”.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Além disso, a pesquisa mostra que o risco de morrer precocemente é duas vezes maior no Norte e no Nordeste em comparação com o Sul e o Sudeste.

Publicidade

Na média, a cada mil pessoas, 14,5 morrem no Sudeste quando têm entre 15 e 29 anos. No Sul, esse índice sobe pouco, para 15,7 mortes por mil habitantes. No Nordeste, porém, são 30,1 mortes por mil pessoas e, no Norte, 31,6 óbitos para cada mil habitantes. O Centro-Oeste é um meio-termo, com 22,6 mortes para cada mil pessoas.

Se considerar apenas os homens, houve 48,7 mortes por mil pessoas no Norte em 2014 e 48,5 óbitos, na mesma escala, no Nordeste. Por outro lado, no Sudeste foram 22,3 mortes e, no Sul, 24,5. No Centro-Oeste, houve 35,8 mortes por mil habitantes em 2014 entre os homens.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.