Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça do RJ determina nova prisão de Jacob Barata Filho

Empresário é acusado de descumprir medida cautelar do STF

Brasil|Giuliana Saringer, do R7*

Barata Filho é alvo da operação Cadeia Velha
Barata Filho é alvo da operação Cadeia Velha Barata Filho é alvo da operação Cadeia Velha

A 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva do empresário Jacob Barata Filho, também conhecido como "Rei do Ônibus". 

A juíza substituta Caroline Vieira Figueiredo acatou o pedido do MPF (Ministério Público Federal), feito na manhã desta quinta-feira (16).

Segundo o MPF, Barata Filho teria descumprido uma das medidas cautelares estabelecidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ao continuar administrando suas empresas.

O texto da decisão diz que "o investigado retornou à administração de suas empresas de ônibus, no momento de sua soltura, permanecendo em ampla atividade". O documento também explicita que autoridades encontraram relatórios gerenciais das empresas, planilhas, projeto de setembro de 2017 sobre a expansão de frotas e outros documentos referentes aos meses de setembro a novembro de 2017. 

Publicidade

O R7 ainda não conseguiu localizar a defesa de Barata Filho. 

Nova prisão

Publicidade

Na última terça-feira (14), Barata Filho foi preso na operação Cadeia Velha, deflagrada pela Polícia Federal. A operação investiga um esquema de corrupção na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Barata Filho ficou preso de julho a agosto deste ano, quando foi solto por um habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes.

Publicidade

O empresário é acusado de pagar propina a autoridades do Estado, na operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato que investiga suposto esquema de propinas e fraudes em contratos do governo do Rio de Janeiro no setor de transportes públicos. 

* Sob supervisão de Raphael Hakime. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.