Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder do governo no Senado já admite instalação de CPI mista da Petrobras

Presidente do Congresso remarcou para amanhã reunião que decidirá futuro da comissão

Brasil|Do R7

Renan Calheiros vem trabalhando para protelar a instalação da CPI
Renan Calheiros vem trabalhando para protelar a instalação da CPI Renan Calheiros vem trabalhando para protelar a instalação da CPI

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), defendeu nesta terça-feira (6) que as denúncias de irregularidades na Petrobras devem ser investigadas por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista, que tem a preferência da oposição.

De acordo com Braga, não seria econômico e viável o funcionamento de duas CPIs sobre o mesmo tema.

— Há uma decisão da oposição de dar preferência à CPI Mista. Como creio que ambas cumpriram as exigências constitucionais, e não seria viável fazer duas sobre o mesmo tema, acho que a mista será instalada.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Ao mesmo tempo, numa medida protelatória, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), transferiu para a próxima quarta-feira (7) a decisão sobre a instalação da CPMI. Em nota divulgada pelo Senado nesta terça, Renan convoca para amanhã sessão do Congresso para a indicação dos nomes da investigação.

Para a oposição, o governo está apenas ganhando tempo para que o assunto esfrie. É o que alega o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Publicidade

— O governo quer ganhar tempo, trabalhar com o calendário, que é diferente este ano. Não é só a Copa do Mundo, temos também as eleições. O governo quer empurrar ao máximo possível o início dos trabalhos para que essa CPI não resulte em nada em ano eleitoral.

Supostamente, Renan deixou de lado a criação de uma CPI exclusiva do Senado para investigar a Petrobras após pressão de representantes da oposição, que sempre defenderam uma CPI mista — com deputados e senadores — e não uma formada apenas por senadores.

Publicidade

Na semana passada, em cumprimento à decisão liminar da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal) — que determinou a instalação de uma CPI no Senado restrita a investigar denúncias de irregularidades na estatal — Calheiros decidiu que instalaria, incialmente uma CPI no Senado, e convocou os líderes partidários a indicarem os representantes para integrar o colegiado.

Caso seja confirmada a decisão pela criação da CPMI, será dado novo prazo para que as lideranças indiquem os nomes para compor o colegiado. A sessão do Congresso marcada, inicialmente, para o próximo dia 20, foi antecipada para amanhã (7), quando o presidente do Congresso irá esclarecer as questões de ordem da oposição. Tanto em uma CPI do Senado, como em uma eventual CPMI, a base governista terá ampla maioria e comandará os trabalhos, tendo a presidência e relatoria.

Na última segunda-feira (5), Renan recorreu ao plenário STF contra a decisão da ministra Rosa Weber. No documento, os advogados do Senado argumentam que a decisão é uma “grave ingerência de um Poder sobre o outro”.

No recurso, elaborado pela Advocacia-Geral do Senado, Renan pede que o plenário do STF revogue a decisão da ministra, por entender que os parlamentares da minoria não têm direito líquido e certo à instalação da CPI para investigar exclusivamente a Petrobras. Além disso, os advogados afirmam que a deliberação sobre a criação da CPI é matéria interna do Congresso e não pode ser decidida pelo Judiciário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.