Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lucro líquido da Vale supera estimativas com preços melhores e custo menor

Brasil|

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale registrou lucro líquido de 5,144 bilhões de reais no segundo trimestre de 2015, após três trimestres consecutivos de perdas para a companhia, com a ajuda de maiores preços realizados na venda de minério de ferro e reduções em custos e despesas, informou a empresa nesta quinta-feira.

No mesmo trimestre de 2014 o lucro líquido havia sido de 3,187 bilhões de reais. No primeiro trimestre deste ano, houve prejuízo líquido de 9,538 bilhões.

Em dólares, o lucro líquido foi de 1,675 bilhão no último trimestre, ante estimativa média do mercado de 408 milhões de dólares, segundo pesquisa da Reuters.

O Ebitda ajustado da companhia, importante indicador da geração de caixa, somou 6,817 bilhões de reais no segundo trimestre, ante 9,136 bilhões no mesmo período de 2014.

Publicidade

Na divisão de minerais ferrosos, a mais importante da companhia, o Ebitda ajustado foi de 5,583 bilhões no segundo trimestre, aumento de 2,663 bilhões ante o trimestre imediatamente anterior.

Os resultados em minerais ferrosos --majoritariamente minério de ferro-- teve impacto positivo de 634

Publicidade

milhões de reais dos menores custos, 563 milhões de reais dos melhores preços realizados e ganhos de 431 milhões dos maiores volumes comercializados.

A Vale destacou que o preço dos finos de minério de ferro foi de 50,6 dólares por tonelada no segundo trimestre, ante 46 dólares no primeiro trimestre, em contraste com uma queda nos preços médios verificados no mercado.

Publicidade

Ainda assim, a Vale sente os efeitos da queda acentuada do mercado global de minério de ferro no último ano, em meio a uma crescente oferta e desaceleração na demanda chinesa. O preço médio realizado pela companhia um ano atrás era de 84,6 dólares por tonelada.

Os custos do minério entregue na China, ajustados pela qualidade e umidade, diminuíram para 39,1 dólares por tonelada no segundo trimestre, contra 43,4 dólares no primeiro trimestre, destacou a companhia.

Como exemplo, a Vale citou que o preço do frete em dólares foi reduzido em 2,3 por cento, devido à renegociação de

contratos de afretamento.

None

(Por Gustavo Bonato)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.