Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcha por direitos civis em direção a Washington começa com ato em Selma

Brasil|

(Reuters) - A Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês) lança neste sábado uma marcha de 40 dias pelos Estados Unidos que incluirá um ato em Selma, no Alabama, com o objetivo de destacar o significado da cidade no movimento dos direitos civis dos anos 1960 e chamar a atenção para a questão da injustiça racial.

Os organizadores da chamada "Jornada para a Justiça dos Estados Unidos" querem estimular um novo diálogo nacional sobre as relações raciais motivado pelo assassinato de vários homens negros desarmados por policiais no último ano.

Liderados pela NAACP, os organizadores dizem que os protestos desencadeados pelos assassinatos cometidos pela polícia em Ferguson, no Missouri, e em Staten Island, em Nova York, há um ano precisam ser canalizados para um compromisso de longo prazo que traga mudanças.

"Nós podemos continuar sendo seriamente desrespeitados, ou nos engajar em uma manifestação escandalosamente patriótica com o compromisso de realizar uma importante reforma neste país", disse o presidente e chefe-executivo da NAACP, Cornell William Brooks, um dos mais antigos e maiores grupos de direitos civis dos EUA.

Publicidade

A marcha contará com eventos didáticos em cinco Estados durante sua trajetória em direção à capital do país, onde os organizadores esperam atrair milhares de pessoas para uma reunião final em 16 de setembro.

"Estamos num ponto em que não é suficiente protestar. Temos que educar, manifestar e, em última análise, forçar o nosso Congresso a legislar", disse Brooks. "Nós temos que trazer a mudança."

(Reportagem de Letitia Stein, em Tampa)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.