Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marinha realiza processo seletivo para defesa de áreas marítimas

Propostas devem ser encaminhadas até julho e projeto deverá ser implementado até 2025

Brasil|

Gigantes como a Airbus e a Boeing, além de empresas da Itália, Israel e Inglaterra, estão de olho no processo seletivo que a Marinha está abrindo para o desenvolvimento e operação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz).

Trata-se de um projeto de orçamento provável de R$ 14 bilhões e implementação até 2025 que visa ao monitoramento e proteção de 4,5 milhões de quilômetros quadrados marítimos por meio de recursos de alta tecnologia.

Na última sexta-feira (17) de manhã, a DGePEM (Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha) convocou empresas interessadas para uma apresentação sobre o que o governo espera do sistema. Representantes de empresas nacionais e estrangeiras lotaram o auditório da Escola de Guerra Naval, no Rio.

Como se trata de uma área sensível, apenas proponentes brasileiras poderão se habilitar para coordenador o sistema — estrangeiros serão aceitos em consórcios. Das nacionais, só serão consideradas as 26 credenciadas no Ministério da Defesa como Empresas Estratégicas de Defesa.

Publicidade

O projeto foi conceituado entre 2011 e 2013, ao custo de R$ 38 milhões, e está inserido no conjunto de medidas do governo para fortalecer a defesa do País — o que inclui o desenvolvimento do SisFron (Sistema de Monitoramento das Fronteiras) e a expansão da rede de Defesa do Espaço Aéreo.

As propostas têm de ser encaminhadas até julho à Marinha, que em junho de 2015 divulgará a vencedora. O cronograma prevê desenvolvimento em quatro módulos na próxima década, com instalação de equipamentos como satélites, sensores, radares e aviões não tripulados.

Publicidade

As empresas terão de visitar os locais a serem monitorados para visualizar as dificuldades do trabalho.

A Amazônia Azul se estende do Amapá ao sul do Rio Grande do Sul — o nome remete à Amazônia porque a extensão é semelhante à da floresta. A principal missão do sistema é resguardar as águas jurisdicionais brasileiras com vistas a proteger suas riquezas — como a reserva petrolífera da camada pré-sal — e fornecer informações para evitar e responder a desastres ambientais, chamados de socorro e ameaças externas.

Publicidade

Custo

"Não estamos fazendo uma licitação pelo menor preço, e sim pela melhor relação custo-benefício. O custo é irrisório se comparado às riquezas produzidas no mar", disse o vice-almirante Antônio Carlos Frade Carneiro, à frente da DGePEM.

Segundo o vice-almirante, não será aceita proposta que contenha equipamentos a serem importados.

— Queremos a transferência de tecnologia para o Brasil, para que o Brasil seja soberano na área da defesa.

O francês Albert Cavaco, diretor de programas estratégicos da Airbus Defense and Space, uma das interessadas em participar, acredita que a grande dificuldade do projeto é o alcance do monitoramento - até 648 quilômetros da costa.

— Mas não é impossível. O Brasil está desenvolvendo um dos programas mais ambiciosos do mundo.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Seja bombardeado de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.