Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marta Suplicy se filia ao PMDB após encontro com Michel Temer

A filiação será oficializada após roda de conversa com integrantes do partido

Brasil|Do R7

Marta Suplicy acerta sua filiação com o PMDB e pode concorrer à prefeitura em 2016
Marta Suplicy acerta sua filiação com o PMDB e pode concorrer à prefeitura em 2016 Marta Suplicy acerta sua filiação com o PMDB e pode concorrer à prefeitura em 2016

Marta Suplicy selou nesta sexta-feira (14) sua filiação com o PMDB. O encontro decisivo aconteceu em São Paulo, no escritório do vice-presidente Michel Temer. A filiação só será anunciada oficialmente após uma rodada de conversas entre a senadora e vereadores, deputados e dirigentes da sigla - mera formalidade para que o ingresso não seja entendido como imposição. Marta aceitou disputar convenção ou prévias para ter sua candidatura à Prefeitura de São Paulo confirmada em 2016.

O grupo do secretário de Educação Gabriel Chalita, favorável ao apoio do PMDB ao prefeito Fernando Haddad, aposta que a falta de aliados no partido fará com que Marta tenha dificuldades em vencer a convenção.

As conversas de Marta com o PSB, antes considerado seu destino certo, se encerraram semanas antes.

Constrangimento

Publicidade

Em sua fala nesta sexta na reunião do PSDB para discutir prévias para a prefeitura paulistana, o deputado Ricardo Trípoli cutucou - sem citar nomes - João Dória Jr., que estava no encontro.

— Não podemos aceitar candidaturas de última hora, nem balões de ensaio.

Publicidade

Dívida

O Sindicato dos Aposentados vai levar na segunda-feira (17) um pedido ao ministro Gilmar Mendes para que o STF force o governo a pagar a primeira parcela do 13º salário aos aposentados do INSS em setembro.

Publicidade

O decreto que liberaria o pagamento em agosto, como acontece desde 2006, foi enviado por Carlos Gabas (Previdência Social) a Joaquim Levy (Fazenda) há um mês e ficou parado. O prazo final para publicação era nesta sexta-feira.

O Palácio diz que Dilma ainda não bateu o martelo sobre o pagamento do 13º. O governo queria segurar o assunto até a semana que vem, para evitar que a insatisfação dos aposentados inflamasse ainda mais os protestos que acontecem neste domingo (16) em todo o País.

Manifestação

O Vem Pra Rua preparou cartazes com os dizeres “Reprova, TCU”, “Investiga, TSE”, “Investiga, Janot” e “Renan de novo não!” para os atos de domingo. As mensagens também vão permear os discursos.

Discursarão no ato paulista os juristas Modesto Carvalhosa e Miguel Reale Júnior, pró-impeachment, José Júnior, do AfroReggae, e o ator Luigi Baricelli.

Influência

Observadores do TCU (Tribunal de Contas da União) relatam que o clima mais favorável à aprovação das contas de Dilma Rousseff está, por ora, restrito aos ministros sob influência direta de Renan Calheiros (PMDB-AL) e os que antes já eram vistos como governistas.

Mesmo entre os apoiadores de Renan, há deserções: o ministro Bruno Dantas estará fora do País em setembro, quando deve ocorrer o julgamento. Será substituído por Augusto Sherman.

Dantas viaja no dia 29 e passará um mês nos Estados Unidos, como pesquisador convidado da escola de direito da universidade judaica Yeshiva. O ministro afirma que manterá a viagem independentemente de qualquer apelo.

Tamanho interesse por um julgamento do TCU é algo inédito. Para ilustrar a excepcionalidade, um técnico da Corte lembra que em 2012 o tribunal promoveu um concurso de jornalismo para premiar reportagens sobre as contas de Dilma. Não houve inscritos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.