Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mesmo em dificuldades, estatais federais contrataram 56 mil no 1º governo Dilma

Quadro de funcionários se ampliou 11,2% de 2010 a 2014 nas 135 empresas do governo federal

Brasil|Do R7

Quadro de funcionários cresceu 11,2% nas empresas estatais do País
Quadro de funcionários cresceu 11,2% nas empresas estatais do País Quadro de funcionários cresceu 11,2% nas empresas estatais do País

As 135 empresas estatais brasileiras aumentaram seu contingente de funcionários em 55.836 pessoas entre 2010 e 2014, período que coincide com o último ano do governo Lula e os primeiros quatro anos do governo Dilma.

Reportagem do jornal O Globo desta segunda-feira (27) indica que, mesmo com as dificuldades financeiras do governo federal, o quadro de funcionários das estatais se ampliou em 11,2% neste período.

Se consideradas as empresas estatais que dependem exclusivamente do Tesouro Nacional, a ampliação foi ainda maior: 48,4% no período. São os casos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a EBC (Empresa Brasileira de Comunicações), por exemplos.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

A reportagem diz ainda que, de 2006 a 2014, a quantidade de servidores nas empresas estatais aumentou 30%, enquanto que o número de colaboradores em empresas que dependem do Tesouro cresceu 75%. A ampliação de pessoal vai na contramão dos investimentos nas estatais. 

No caso da EBC, por exemplo, havia 913 funcionários em 2010, quadro que subiu para 2.564 colaboradores em 2014 — uma expansão de 180% em quatro anos. Nesse mesmo período, o investimento nas estatais aumentou 13,6%.

Publicidade

Somente em 2015, as empresas estatais brasileiras colecionaram um prejuízo de R$ 60 bilhões — número inflado pelos resultados ruins da Petrobras, Eletrobras, Correios e Infraero. Um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), publicado em junho, indicou que as firmas públicas do governo federal responderam por um rombo de R$ 1,7 bilhão em 2015.

Os resultados ruins das estatais e seus quadros de funcionários inflados serão um norte para um programa de privatizações do presidente interino Michel Temer (PMDB), caso se confirme o afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT).

O diretor do Departamento de Estatais do Ministério do Planejanemnto, Fernando Soares, informou que o governo vai trazer um modelo de gestão privada para as empresas públicas, com regras claras de governança e transparência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.