Metade dos brasileiros acredita que Lava Jato vai acabar ou reduzir corrupção no País

De acordo com pesquisa, população está dividida quanto ao fim da corrupção após a operação

Mariana Londres, do R7, em Brasília

Petrobras, uma das empresas brasileiras tomada pela corrupção Fábio Motta / Ae

Quase metade dos brasileiros, ou 47,9%, acreditam que a corrupção que se mostrou presente em várias instituições após as investigações da Operação Lava Jato irá acabar (32,6%) ou será reduzida (15,3%). Outros 48,6%, no entanto, acham que a Lava Jato não irá acabar com a corrupção no País. É o que revela uma pesquisa de opinião feita pelo Institito Paraná Pesquisas, a pedido do R7. 3,5% não sabem ou não opinaram.

O estudo mostra, portanto, que a população está dividida sobre os reflexos da operação na sociedade brasileira, ao menos no curto prazo. 

Lava Jato: MPF firma acordo para apurar corrupção da Odebrecht em 10 países

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas pessoais com 2.020 pessoas maiores de 16 anos em 146 municípios de 26 Estados e Distrito Federal entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2017. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para a Região Sudeste, 4,5 pontos para o Nordeste e 6 pontos percentuais para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Os que acham que a Lava Jato não irá varrer a corrupção do País são mais numerosos na faixa dos 25 aos 34 anos, somando 53,8% contra 29,7% que acreditam que a corrupção irá acabar, 15% que apostam em uma redução e 1,4% que não sabem ou não opinaram. 

Por faixa de escolaridade, os mais pessimistas estão entre os mais escolarizados. Para os entrevistados que têm ensino superior, 53% acham que a Lava Jato não irá acabar com a corrupção. 31,2% acreditam sim que a corrupção irá acabar e 14,7% acham que irá reduzir, mas não acabar e 1,1% não sabem ou não opinaram.  Por região, os nordestinos são os mais céticos, com 53,2% que não acham que a Lava Jato irá erradicar a corrupção no País. 

Apoio de Temer à Lava Jato

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se acreditam que o governo do presidente Michel Temer apoia, é contra ou é neutro em relação à Lava Jato. A maior parte dos entrevistados, 44,3%, acreditam que Michel Temer é contra a Lava Jato. Outros 26,4% disseram que o presidente apoia a operação e 23,9% avaliam que ele é neutro, nem apoia e nem é contra. 5,5% não sabem ou não opinaram. 

 

  • Espalhe por aí:

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!