Brasil

25/1/2013 às 17h10 (Atualizado em 25/1/2013 às 17h15)

Ministro da Pesca assina convênio para capacitar pescadores do Rio Grande do Norte

Cerca de 870 profissionais serão beneficiados por acordo assinado por Marcelo Crivella

Do R7

Além de firmar parcerias com o Estado e com cidade do Rio Grande do Norte, ministro também entregou novas carteiras de pescador Divulgação

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, assinou nesta sexta-feira (25) um convênio com o governo do Rio Grande do Norte para o financiamento do Projeto Velas ao Vento. O objetivo do programa é ampliar e melhorar a infraestrutura e capacitar pescadores artesanais.

Ao longo de 2013, o projeto vai realizar cursos sobre equipamentos de GPS (georreferenciamento), manutenção de motores de rabeta e substituição e reforma de velas de paquete. Ao todo, aproximadamente 870 pescadores e aquicultores do Estado serão beneficiados com o acordo.

Além do convênio com o governo do Rio Grande do Norte, Crivella acertou também uma parceria com a Prefeitura de Pedra Grande no valor de R$ 1,1 milhão. O dinheiro será usado na construção de um Cipar ( Centro Integrado de Pesca Artesanal e da Aquicultura) na cidade.  

— Mato Grande produz mais de 5.600 toneladas de pescado por ano. O Plano Safra foi feito pela presidenta Dilma para ajudar pescadores e aquicultores. Precisamos usar esse dinheiro. Com mais tilápia em tanques escavados será possível aumentar a nossa produção de pescado, baixando o preço, aumentando consumo e melhorando a saúde do nosso povo.  

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o setor pesqueiro está vivendo um grande momento.   

— Agora a gente está vendo uma luz no fim do túnel. A pesca, uma atividade nobre, está sendo apoiada desde a capacitação até a saúde.

Durante o evento, foram assinados contratos de crédito disponibilizados pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Banco do Nordeste, para pescadores e aquicultores. Um deles é para a ampliação do Polo de Tilapicultura, no Mato Grande.  

O presidente da Confederação Nacional de Pescadores, Abraão Lincoln, comemorou o convênio e afirmou que, “com este projeto, os pescadores terão muito mais segurança para sair ao mar".  

— Aprender sobre GPS é fundamental para o profissional da pesca.  

Documento novo

O evento também serviu para o ministro da pesca entregar as novas carteiras de pescador. O noco documento vem com a tecnologia QR CODE e sem prazo de validade. Crivella também entregou uma unidade móvel odontológica, que vai percorrer as colônias para prestar atendimento aos pescadores e aquicultores.  

— A ambulância possui equipamentos de raios-X, cadeira odontológica de última geração, gerador de energia, ar condicionado de 9.000 BTU, reservatório de água e tem condições de realizar tratamentos complexos. Acabou o tempo que a única opção do pobre era arrancar o dente. 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!