Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre em SP oficial acusado de torturar Dilma

Homero César Machado foi ouvido pela Comissão da Verdade em 2014. Ex-militar infartou

Brasil|

Homero César Machado, torturador de Dilma Rousseff, morre após um enfarto
Homero César Machado, torturador de Dilma Rousseff, morre após um enfarto Homero César Machado, torturador de Dilma Rousseff, morre após um enfarto

Homero Cesar Machado, um dos homens acusados pela presidente Dilma Rousseff de tê-la torturado nas dependências da Oban (Operação Bandeirante), em 1970, morreu quinta-feira (5) em São Paulo. Eram 5h50. O coronel de artilharia do Exército tinha 75 anos e estava em seu apartamento na Rua Joinville, no Paraíso, na zona sul da cidade, quando sofreu um enfarte.

Machado nasceu em 5 de setembro de 1940. Entrara no Exército em 1956 e permaneceu no serviço ativo até 1984. Durante o período de um ano - setembro de 1969 a setembro de 1970 - ele comandou a equipe de interrogatório C da Oban, órgão criado em 27 de junho de 1969 em São Paulo para combater os grupos que decidiram se opor clandestinamente à ditadura militar.

Homero, como era conhecido, foi ouvido pela CNV (Comissão Nacional da Verdade) em 1.º de setembro de 2014. Desde 1979 era acusado por ex-presos políticos de ter chefiado sessões de tortura de prisioneiros em busca de informações que levassem ao desmantelamento de organizações como a ALN (Ação Libertadora Nacional), a AP (Ação Popular) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares).

Exército deve desculpas à nação, diz coronel acusado de tortura

Publicidade

Em 16 de janeiro de 1970, seus colegas, liderados pelo capitão Maurício Lopes de Lima capturaram Dilma em São Paulo, então militante da VAR-Palmares. Mais tarde, Dilma acusaria de tortura Homero. Lima e o major Benoni de Arruda Albernaz.

Meses antes, Homero teria chefiado as sessões de interrogatório que levaram à morte de Virgílio Gomes da Silva, o Jonas, militante da ALN que participara do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick — ele foi solto em troca da liberdade de 15 presos políticos. À CNV, Homero negou a acusação. Disse que estava em casa, dormindo, quando Virgílio morreu em 1969.

Publicidade

O Ministério Público Federal ainda o acusou de torturar o frei dominicano Tito de Alencar Lima, preso em fevereiro de 1970 — mais tarde, Tito se suicidaria durante seu exílio, na França, em 1974. “Ele dirigiu a minha tortura”, afirmou a ex-militante da AP, Derlei Catarina de Luca:

— Ele não me bateu pessoalmente, mas assistiu a tudo, inclusive quando me tiraram a roupa.

Publicidade

Ao vê-la em 2014, Homero se recordou.

— Lembro que eu a interroguei, mas não a torturei.

Pouco antes de encerrar seu depoimento à CNV, Homero se queixou. Disse que estava sendo submetido a um massacre e questionou a imparcialidade da comissão. Afirmou depois ao advogado José Carlos Dias, um dos integrantes da CNV:

— Eu pediria ao senhor que ‘gestionasse’ junto ao Comando do Exército, para que ele pedisse desculpas, como instituição. Porque nós éramos agentes do Exército, nós não levantamos o braço e: ‘Vamos lá, pegar comunistas’. Os senhores deveriam ‘gestionar’ então para que as Forças Armadas pedissem desculpa à Nação.

Ao saber de sua morte, Derlei Catarina afirmou que rezou por Homero.

— Acho que ele era um homem atormentado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.