Brasil

7/2/2013 às 13h24 (Atualizado em 7/2/2013 às 14h11)

Movimento do campo para a cidade perde força, mas oito em cada dez brasileiros moram em centros urbanos

Migração de pessoas se concentra agora entre cidades e não mais do campo para as metrópoles

Raphael Hakime, do R7

Dos 195,2 milhões de brasileiros, 165,8 milhões moram nas áreas urbanas e 29,3 milhões no campo, de acordo com dados do IBGE Wilton Junior/24.07.20019/Estadão Conteúdo

A maior parte da população brasileira está concentrada nas cidades, enquanto o campo abriga cada vez menos gente, segundo a última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Brasil tem 195,2 milhões de habitantes, de acordo com o levantamento feito em 2011. Desse total, 165,8 milhões moram em áreas urbanas — número que corresponde a 84,95% da população. Por outro lado, o Brasil ainda tem 29,3 milhões de pessoas no campo.

Na comparação com censo demográfico de 2010, aumentou a população das cidades, enquanto a área rural permaneceu com praticamente o mesmo número de pessoas. O levantamento feito há dois anos mostra que o País tinha 189,8 milhões de habitantes, sendo que 160,2 milhões (84,4%) estavam nas cidades e 29,5 milhões, na zona rural.

Financiar casa de campo fica mais barato que imóvel na cidade

Inchaço das cidades não é causado por vinda de pessoas do campo, diz especialista

Opine: você deixaria a cidade para morar no campo?

A especialista em movimentos migratórios do Nepo (Núcleo de Estudos de População), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Roberta Guimarães Peres, explica que “o movimento do campo para a cidade se deu até meados do século 20 e depois veio um novo tipo de migração”.

— Aquele tipo de contradição entre o agrário e o industrial, entre o urbano e o rural, já não se aplica mais porque as ideias de urbano e rural são outras. Hoje, a maior parte do fluxo migratório de pessoas se dá entre cidades. Não significa que são cidades de mesmo porte, mas entre espaços que podem ser classificados como cidades que não têm mais essas contradições de campo e cidade.

Distribuição das casas

O número total de domicílios no Brasil é de 61,4 milhões, sendo 52,9 milhões na área urbana e 8,5 milhões na zona rural, segundo a Pnad. Em 2010, de acordo com o censo daquele ano, havia 57,3 milhões de moradias no País, sendo 49,2 milhões nas cidades e 8,1 milhões no campo.

Os números mostram que houve aumento de moradias tanto nas cidades como na área rural. A pesquisadora da Unicamp explica que ocorreram mudanças nos conceitos de rural e urbano. Segundo ela, “não necessariamente o urbano, como a gente conhece como São Paulo ou as grandes metrópoles, se aplica a tudo o que é classificado como urbano em outros municípios”.

— Quando uma pessoa quer comprar uma propriedade rural, não quer dizer que ela vai morar na fazenda, longe da cidade, então, é um outro rural. Há pesquisadores que falam que cidades com menos de 20 mil habitantes não são urbanas. Não necessariamente o rural é caracterizado mais pela enxada na mão, pela plantação, pelo campo.

Veja como a população brasileira está distribuída pelo País
Número de moradores de áreas urbanas aumenta, enquanto campo está cada vez mais desabitado

Fontes: Censo Demográfico de 2000 e de 2010 e PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Pechinchas

Leilão da PF vende caminhonete por R$10,5 mil e GM Omega por R$ 1,8 mil

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Esposa modelo

Conheça Letícia Weber, a mulher do senador e pré-candidato Aécio Neves

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Duro na queda!

Novos blindados do Exército resistem a explosões e atingem alvo a 2.000 metros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Relacionamento

Amor na política: conheça os casais que se formam nos bastidores da vida pública

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Brasil

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!