Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP lança campanha para diminuir violência por impulso ou motivos fúteis

Vídeos com depoimentos de lutadores serão veiculados na TV

Brasil|Do R7, em Brasília

Presidente Record Rio Grande do Sul, Fabio Tucilho (esquerda), e o Diretor Executivo Nacional de Relações Institucionais da emissora, Zacarias Pagnanelli (direita), estiveram com o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel
Presidente Record Rio Grande do Sul, Fabio Tucilho (esquerda), e o Diretor Executivo Nacional de Relações Institucionais da emissora, Zacarias Pagnanelli (direita), estiveram com o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel Presidente Record Rio Grande do Sul, Fabio Tucilho (esquerda), e o Diretor Executivo Nacional de Relações Institucionais da emissora, Zacarias Pagnanelli (direita), estiveram com o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel

A maioria dos crimes de homicídios no Brasil é cometida por pessoas que não têm histórico de violência, nunca tiveram passagem pela polícia e nunca pensaram em matar alguém. Em alguns Estados, 80% dos crimes foram cometidos em atitudes impulsivas ou por motivos fúteis. Para mudar essa realidade, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) lançou nesta quinta-feira (8) a campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". 

A ideia da campanha é mostrar que a calma em um momento de estresse pode mudar o histórico de violência no Brasil, que tem um dos maiores índices de homicídios do mundo.

De acordo com o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Roberto Gurgel, a campanha é em defesa da vida e tem o envolvimento de vários órgãos públicos. No entanto, o maior engajamento precisa ser da sociedade.

— É fundamental ter calma, tolerância, contar até 10. A campanha é uma primeira iniciativa e esperamos que a sociedade entenda que o resultado de um homicídio por motivo fútil ou impulso é horrível para quem comete e para as famílias da vítima.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

"Conte até 10" faz parte da Enasp (Estratégia Nacional de Jusiça e Segurança Pública) e tem apoio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do MJ (Ministério da Justiça).

Publicidade

Mídia

A campanha vai conscientizar a sociedade a partir de vídeos veiculados na TV com lutadores brasileiros. Os campeões do UFC Júnior Cigano e Anderson Silva e os judocas Sarah Menezes e Leandro Guilheiro dão depoimentos dizendo que em um momento de estresse é preciso parar, respirar e ter calma.

Publicidade

O diretor de relações institucionais da Rede Record, Zacarias Pagnanelli, disse que em campanhas como essa os veículos de comunicação devem ajudar a chamar a atenção da sociedade. 

— É obrigação dos veículos ajudar na luta contra a violência. Hoje o Brasil é quase o número um em homicídios e nós queremos ajudar a mudar isso. A Record vai veicular o vídeo da campanha e ajudar nessa conscientização. 

De acordo com o presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul, Fábio Tucilho, o interesse da TV é poder mostrar, daqui a um tempo, a queda dos índices de violência. 

— Nós estamos aqui para informar, educar e é hora de dar um basta na violência e pedir paz. Temos noticiado o aumento da violência, dos homicídios e apoiando essa campanha nós podemos ajudar a mudar essa realidade. 

Além dos programas na TV, um jogo será lançado nas redes sociais e vários jingles nos rádio vão mostrar para as pessoas que em momentos de estresse é importante contar até 10.

Índices

O Acre é o Estado que tem o maior índice de homicídios por motivo fútil ou impulso, 100%. A realidade do Estado não é muito diferente de outros locais onde o CNMP faz a pesquisa sobre os motivos de morte. 

Em 2011, os motivos fúteis e as atitudes impulsivas foram responsáveis por 83% dos homicídios em São Paulo, 50% em Pernambuco, 85% em Campo Grande, 74% em Santa Catarina e 53% em Goiás.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.