Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Muralista Eduardo Kobra une Monet e obra em painéis gigantes na França

Quadro “Mulher com Sombrinha”  foi transportado para a lateral de um prédio. 

Brasil|Juca Guimarães, do R7

Kobra retratou o mestre Monet em um mural na França
Kobra retratou o mestre Monet em um mural na França Kobra retratou o mestre Monet em um mural na França

O muralista brasileiro Eduardo Kobra fez em Boulogne-sur-Mer, na França, dois murais gigantes que conversam entre si. Um dos painéis mostra o gênio Claude Monet pintando e segue a linguagem dos murais do artista brasileiro sobre personalidades que inspiraram a paz e a arte. O segundo mural traz a pintura “Mulher com Sombrinha” (1875), também conhecida como “Madame Monet e o filho”, de Monet, e reproduz “fielmente” a obra do grande impressionista.

O mural, iniciado no dia 17, foi entregue hoje, segunda-feira, 24 de julho. Agora, Kobra segue para Bristol, na Inglaterra, onde pintará de 25 de julho a 1º. de agosto, como convidado do UpFest – The Urban Paint Festival, um mural inspirado em John Lennon, dentro série “Olhares da Paz”.

“Fui no ano passado na casa do Monet, em Giverny, aqui na França e já na época pensei em criar alguma coisa sobre ele. Claro que já conhecia e admirava seu trabalho, mas conhecer as telas de perto e a atmosfera em que viveu e realizou suas obras foi impactante demais. Mas eu não queria simplesmente pintar a face de Monet em algum mural. Quando recebi o convite da Prefeitura da Bolonha-sobre-o-Mar e descobri esses dois pequenos prédios entre as opções para realizar o trabalho, solicitei os dois e criar uma obra, dentro do meu projeto de história e memória, onde os dois prédios interagissem”, conta Eduardo Kobra.

O muralista brasileiro está acompanhado por Agnaldo Brito e Marcos Rafael, artistas que o auxiliam em quase todos os trabalhos. De acordo com Kobra, nos três países (Noruega, França e Inglaterra) os murais são feitos com tinta spray, tinta acrílica e esmalte sintético.

Publicidade

Livro

Eduardo Kobra lançou em São Paulo o primeiro livro sobre sua trajetória. Editado pela Arte Ensaio, “Kobra” (208 páginas, R$ 120,00) traz muitos dos murais feitos pelo artista no Brasil e no Exterior, entre 2013 e 2016. Além das fotos das obras, o livro tem textos de Celso de Campos Jr. sobre como foram concebidas cada uma dessas obras.

Publicidade

Segundo Kobra, esse não é um livro autobiográfico, mas um olhar sobre seu trabalho. “O livro faz um recorte na minha trajetória mais recente, especialmente sobre as os murais que destacam as pessoas que contribuíram para a paz e a arte no Planeta, referências de que todos nós necessitamos”, diz.

O artista acrescenta que está curioso para ver como o público receberá o livro. “Meu grande palco sempre foram as ruas, especialmente os muros e laterais de prédios. Sempre fico fascinado quando ouço as opiniões das pessoas nas ruas, depois que os murais estão finalizados, mas também e especialmente durante o processo produtivo. Agora será instigante saber como as pessoas receberão esse novo trabalho, ouvir o que acharam ao ver as obras, geralmente imensas, agora transportadas para um livro.

Eduardo Kobra revela os segredos de como o grafite brasileiro conquistou o mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.