Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nelson Barbosa diz que contas de Dilma são regulares

Ministro do Planejamento disse que operações já foram aprovadas pelo TCU em anos anteriores

Brasil|Da Agência Brasil, com R7

Barbosa e Adams se reuniram com deputados petistas nesta terça
Barbosa e Adams se reuniram com deputados petistas nesta terça Barbosa e Adams se reuniram com deputados petistas nesta terça

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta terça-feira (7) que todas as operações financeiras feitas pelo governo estão dentro da lei. Ao lado do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, Barbosa participou de um encontro com deputados petistas na sala da liderança do partido na Câmara.

— São operações que foram objeto de aprovação pelo próprio Tribunal de Contas da União [TCU] em exercícios anteriores; são operações que tem por objetivo adaptar a política fiscal para uma melhor evolução da economia.

O governo tem até o dia 22 de julho para explicar pontos questionados pelo TCU, responsável pela análise das contas do Executivo. No último dia 17, o TCU adiou por 30 dias o julgamento das contas de 2014 do governo federal.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O ministro Augusto Nardes pediu explicações sobre indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal, por descumprimento das leis de Responsabilidade Fiscal e Orçamentária Anual.

Na noite de ontem, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com ministros, presidentes e líderes de partidos da base aliada no Congresso Nacional para apresentar as justificativas. Hoje, Barbosa e Adams assumiram a missão de repassar as explicações aos parlamentares do partido. Segundo Barbosa, a questão é complexa e técnica “apesar de parecer bastante política”. O TCU elencou 13 perguntas. 

Publicidade

— É um tema complexo que exige explicação detalhada para que as pessoas possam entender melhor o que cada ponto inclui. É um trabalho para melhorar a informação e transmitir a posição do governo.

O advogado-geral da União explicou que o parecer do TCU será analisado pelo Congresso Nacional e, por isso, houve a conversa com a bancada do partido. Ele disse não ver posicionamento político do tribunal pelos questionamentos feitos às contas do governo.

Publicidade

— [O TCU] Está agindo de acordo com o julgamento. Agora, o tribunal compreendeu que é necessário ter um contraditório.

Luís Adams disse que os questionamentos foram entendidos como regulares no passado e garantiu que as explicações serão enviadas no prazo definido pelo tribunal.

— Não vemos necessidade de pedir mais tempo. Os elementos que nós temos estão sendo colecionados; estão bem sistematizados. Todas as áreas do governo envolvidas estão trabalhando com dedicação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.