R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 11/11/2011 às 09h06:

A um mês da votação, debate sobre
divisão do Pará chega hoje à TV

Campanhas pró e contra terão até jingles nos ritmos do calipso, brega e tecnomelody

Amanda Polato, do R7

Publicidade

O clima do plebiscito sobre a divisão do Pará em três Estados (Carajás, Tapajós e Pará) promete esquentar com o início das propagandas na TV e no rádio nesta sexta-feira (11). A votação será daqui a um mês, em 11 de dezembro. Oficialmente, as campanhas começaram em setembro, mas até os representantes das frentes admitem que só parte da população está envolvida.

ENQUETE: Você é a favor de dividir o Pará em três novos Estados?

Leia mais notícias no R7

O deputado federal Joaquim de Lira Maia (DEM), da Frente pela Criação do Tapajós, conta que nas regiões onde seriam os futuros Estados “já há um clima mais quente”.

- Mas, no Pará como um todo, a nossa expectativa é que a campanha pegue um ritmo a partir do programa de rádio e televisão.

Atingir a população de Belém, capital do Estado, é o grande desafio para os que defendem o “sim”, ou seja, a divisão do Estado. A última pesquisa de opinião sobre o plebiscito, feita pelo Vox Populi e divulgada pelo jornal O Liberal em julho, mostra que, em Belém, quase 70% dos moradores eram contrários aos novos Estados enquanto que, fora da capital, a maioria (42%) era contra a separação, 37% eram favoráveis e 22% ainda não sabiam.

José Donizete Cazzolato, geógrafo do Centro de Estudos da Metrópole e autor do livro Novos Estados e a divisão territorial do Brasil, avalia que existe a sensação da perda e o medo da mudança. Segundo ele, a repercussão da possível criação de novos Estados foi negativa em parte da imprensa do Centro-Sul e do próprio Pará, o que pode ter peso na opinião pública. Os argumentos contrários são, em geral, o aumento de despesas e os interesses político e econômico envolvidos na divisão territorial.

- O que a frente contrária à divisão chama de custos, a favorável chama de investimentos.

Como serão as campanhas

A propaganda será feita em blocos de dez minutos, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, no rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão, sempre às segundas, terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados, conforme o horário de Brasília.

Será um dia para as propagandas pró e contra o Estado de Tapajós e o outro para as propagandas pró e contra o Estado de Carajás. As campanhas serão veiculadas apenas no Pará, já que só os moradores de lá poderão votar no plebiscito.

A frente pelo Tapajós vai apostar na divulgação de números e de possíveis vantagens com a criação do novo Estado – Lira Maia se recusa a falar em separação do Pará.

- Vamos sair do emocional e mostrar que todos nós ganhamos, ninguém perde.

A campanha pelo Carajás também deve apostar em questões econômicas. O deputado estadual João Salame (PPS), da Frente Pró Carajás, diz que o argumento básico é que, com a divisão, as regiões terão mais recursos para o desenvolvimento.

- A previsão é que os dois novos Estados tenham um Orçamento de R$ 6 bilhões por ano, incluindo Fundo de Participação dos Estados, ICMS, IPVA, entre outros. Hoje, o governo do Pará gasta, nas duas regiões, R$ 1,5 bilhão.

O deputado diz que o Estado é muito grande, e o poder público não tem conseguido coibir crimes como violência contra sindicalistas e ambientalistas, e o desmatamento.

As frentes do “sim” contam com um publicitário de peso: Duda Mendonça, que já fez campanhas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP).

Já a Frente em Defesa do Pará e Contra a Criação do Tapajós, coordenada pelo deputado estadual Celso Sabino (PR), vai apelar para a dependência econômica dos novos Estados em relação à União.

- Vamos prestar esclarecimentos aos cidadãos sobre as consequências ruins da divisão. Todos os estudos disponíveis apontam para uma inviabilidade total dessa separação para as três regiões.

Após o plebiscito

No prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado da votação, se ela for favorável à criação dos novos Estados, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará questionará seus membros sobre a medida, comunicando em três dias o resultado ao Congresso Nacional. Serão os deputados e senadores que terão a palavra final sobre a divisão do Pará.

 

 

Veja as respostas corretas


Veja Relacionados:  divisão, pará, TV, rádio, propagandas
divisão  pará  TV  rádio  propagandas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping