27 de Maio de 2012
Diretoria se reuniu para analisar processo que investiga desvio de R$ 10 milhões
A diretoria do Banrisul divulgou nota sobre as denúncias de desvios de recursos da área de marketing com prejuízo ao banco.
A suposta organização criminosa, integrada por um alto funcionário do banco, diretores de agências de publicidade e prestadores de serviços, pode ter lesado a instituição em mais de R$ 10 milhões nos últimos 18 meses.
Conforme o comunicado, divulgado no início da noite desta quinta-feira (2), a diretoria afirma que realizou reunião para analisar os termos da “representação ministerial (processo nº 001/2.10.0088058.1), e que ganhou repercussão pública”.
A diretoria manifestou preocupação com a imagem da instituição e informou que espera que as investigações determinem logo os culpados.
Durante a manhã, o prédio onde funciona a empresa foi um dos alvos de mandado de busca da Polícia Federal. Um dos diretores da SLM, Gilson Stork, está preso.
Confira a nota do Banrisul na íntegra:
1- O Banrisul mantém sistemas rigorosos de controle interno e sistemas igualmente rígidos de controle externo, de modo que seu excelente desempenho econômico guarda estreita vinculação com pautas de boa governança corporativa;
2 - Supostas irregularidades detectadas pelo sistema de controle, sejam internas, sejam externas, merecem total atenção da Diretoria do Banco e rigor em sua apuração, preservando-se, no entanto, pautas institucionais e jurídicas de atuação;
3- Vê-se surpreendido com as investigações estabelecidas a partir da representação do Ministério Público, na medida em que as investidas para apurar materialidade e autoria supostamente delitiva, não podem mesclar a responsabilidade de outrem com a conduta ética e mercadologicamente responsável do Banrisul, que termina por experimentar efeitos indesejados sem que tenha concorrido para quaisquer das situações investigadas;
4 - Ressalte-se que o Banco é e sempre foi solidário com as instituições fiscalizadoras, sendo que, no caso concreto, reafirma seu compromisso ético com a boa governança corporativa, a despeito de eventuais danos diretos ou indiretos à imagem do Banco.
5 - Tem certeza que as investigações chegarão a bom termo, de modo rigoroso e célere, para que, caso comprovados os danos, eventuais responsáveis restem identificados e os prejuízos sejam ressarcidos ao BANRISUL.
6 - A Diretoria do Banrisul externa sua preocupação com a exposição pública da instituição com base em apontamentos iniciais, não sendo valorados os rígidos controles a que se submete constantemente e que atestam a lisura de todos os expedientes e procedimentos.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7