R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 16/10/2011 às 01h00:

Começou o horário de verão. Ajuste seu relógio

Mudança vale para Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia

Do R7

Publicidade

Começou à 0h deste domingo (16) o horário de verão, que vai até 26 de fevereiro do ano que vem.

Leia mais notícias no R7

Com a mudança, os moradores dos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, precisam adiantar os relógios em uma hora. O objetivo da medida é poupar energia.

Dados divulgados na última quinta-feira (13) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que o Brasil poderá economizar até R$ 100 milhões neste período.

O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985. A mudança foi estendida em uma semana por causa do Carnaval, em fevereiro.

Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.


O horário de verão entra em vigor sempre nessa época do ano devido ao aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando o relógio em uma hora.

Bahia

A Bahia fez parte do horário de verão até 2002. O retorno ao regime especial é resultado de um estudo apresentado por empresários baianos ao governo local.

A medida, porém, foi recebida com protestos pelos trabalhadores. Para eles, ao aderir ao horário de verão, o governo estadual cedeu à pressão dos empresários.

No entendimento da classe, a mudança prejudica os funcionários. O argumento é que, com o horário de verão, o trabalhador precisa acordar uma hora mais cedo e enfrentar problemas de transporte e segurança.


 
Veja Relacionados:  horário de verão
horário de verão 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping