9 de Fevereiro de 2012
Por 30 votos a 17, Assembleia aprovou relatório de deputada tucana
Os deputados estaduais do Rio Grande do Sul decidiram arquivar nesta terça-feira (20) o pedido de impeachment contra a governadora do Estado Yeda Crusius. O pedido foi arquivado por 30 votos favoráveis a 17 contra.
Os votos necessários para arquivar o processo foram assegurados pelo PMDB, PSDB, PTB, PP, PPS e PRB. As bancadas do PT, PCdoB, PSB e DEM votaram pela continuidade do processo. E o PDT votou dividido: dos cinco integrantes presentes, dois votaram pelo arquivamento. A oposição apresentou voto em separado (espécie de relatório paralelo), defendendo a continuidade do processo.
O pedido de afastamento da governadora foi apresentado pelo FSPE (Fórum dos Servidores Públicos Estaduais) no dia 9 de julho e acatado, para análise de comissão especial, pelo presidente da Assembleia, Ivar Pavan (PT), no dia 10 de setembro, sob o argumento de que havia "fortes indícios" da relação da governadora com o esquema de desvio de recursos do Detran. A fraude, de R$ 44 milhões, foi descoberta no final de 2007 pela Polícia Federal.
Segundo a assessoria da Assembleia Legilsativa, a sessão de hoje começou às 15h30 e, por mais de três horas, deputados da oposição ocuparam o tempo destinado para manifestações sobre o relatório que pedia o arquivamento. As manifestações foram acompanhadas pelo público presente na Casa, que vaiava ou aplaudia a fala de cada deputado.
O arquivamento do pedido de impeachment já havia ocorrido na comissão especial que analisava o caso. O relatório apresentado pela deputada Zilá Breitenbach, que é presidente do PSDB no Estado, sustentava que não há provas de que a governadora esteja envolvida no desvio de dinheiro do Detran do Rio Grande do Sul e que o pedido de impeachment não "apresentou nada além do já noticiado''.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7