R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

28 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 07/09/2012 às 09h03: atualizado em: 07/09/2012 às 09h35

Presidente Dilma chega a desfile de 7 de
Setembro sob aplausos do público em Brasília

Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, é vaiado na abertura da cerimônia

Maria Carolina Lopes, do R7 em Brasília

Publicidade

A presidente Dilma Rousseff chegou à Esplanada dos Ministérios por volta das 9h desta sexta-feira (7) para assistir ao desfile de 7 de Setembro. Dilma foi recebida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e, como no ano passado, foi acompanhada da filha, Paula e do neto, Gabriel, que completa dois anos no próximo domingo (9). 

Dilma foi muito aplaudida pelo público ao chegar à Esplanada no Rolls Royce presidencial. A população, no entanto, vaiou Agnelo Queiroz no momento em que o governador cumprimentou a presidente. 

O desfile terminou às 11h com a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Após a recepção de Dilma, a judoca Sarah Menezes, primeira mulher brasileira a conseguir uma medalha de ouro no judô em Olimpíadas, desfilou na Esplanada carregando o fogo simbólico da pátria.

Em seguida, a Bandeira Nacional foi levada por alunos do colégio militar. Até agora, a pirâmide humana feita com motociclistas do Batalhão de Polícia do Exército foi o que mais chamou a atenção do público. 

Pelo protocolo, a filha de Dilma, Paula, ficou à direita da presidente. À esquerda, sentaram Agnelo Queiroz, sua esposa, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Treze ministros acompanham o desfile — no ano passado, eram 30. A justificativa é a campanha eleitoral, que obriga os políticos a se deslocarem para outros eventos.

Ao fim do desfile, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, falou com a imprensa. Ele citou o anúncio na redução do preço da energia pela presidente Dilma como ponto alto das comemorações da Independência .

Neste ano, o tema da apresentação foi “Brasil de Oportunidades”. O evento foi organizado para ser mais curto em comparação aos outros anos. Seguindo a política de redução de custos do Governo Federal, a montagem da estrutura para o evento este ano custou R$ 800 mil, R$ 99 mil a menos que em 2011.

Protestos

O governo temia que agentes da Polícia Federal em greve fizessem protestos na Esplanada. Os policiais, no entanto, saudaram a presidente Dilma. Quem robou a cena, na verdade, foram duas feministas que tiraram a roupa na Esplanada.


Caças 

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça e dos caças da FAB (Força Aérea Brasileira) foram os momentos que mais chamaram a atenção do público. 

Trinta e seis aeronaves sobrevoaram a Esplanada. Entre eles, quatro caças F-2000, o mesmo que provocou a destruição de vidros do STF (Supremo Tribunal Federal) em julho deste ano.

Os caças franceses são supersônicos e chegam a uma velocidade de 2.340 km/h. As aeronaves de guerra possuem dois canhões de 30 mm e suportam até 6.300 kg de bombas, foguetes e mísseis.

Veja Relacionados:  esplanada,brasília,
esplanada  brasília 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping