27 de Maio de 2012
Câmara e Senado escolhem seus novos dirigentes nesta terça
A Câmara e o Senado escolhem nesta terça-feira (1º) seus novos dirigentes, que comandarão as Casas no período de 2011 a 2013. A definição dos nomes, que segue uma regra pré-estabelecida, ficará a cargo dos parlamentares eleitos em outubro do ano passado.
A escolha interna é importante para a organização do legislativo e define a divisão de poderes no Congresso.
Tanto na Câmara quanto no Senado, é o presidente quem dita as negociações na Casa, a pauta e o ritmo de votações no plenário. Ele também está na linha sucessória de comando do país. Na ausência do presidente da República e do vice, é quem assume o comando do Executivo.
Além da presidência, a eleição no Congresso também serve para que os parlamentares escolham os demais cargos na Mesa Diretora, como vice-presidência, secretários e suplentes (veja abaixo o que cada um faz).
Por tradição, os congressistas buscam compor a Mesa seguindo a proporção do número de parlamentares por partido ou bloco partidário. Assim, a legenda que possui o maior número de parlamentares tem prioridade na hora de escolher o cargo mais alto, de presidente, cujo nome é negociado dentro do partido. O segundo maior partido pode escolher o vice-presidente e assim por diante. Na negociação, os partidos maiores podem ceder indicações a outros menores para ganhar apoio.
Câmara
A votação na Câmara está marcada para as 18h desta terça. Para ser eleito presidente em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos, maioria absoluta da Casa com 513 deputados. O voto é eletrônico e secreto.
Se nenhum dos concorrentes alcançar esse número, os dois mais votados concorrem em segundo turno. Nessa rodada, vence o deputado com maior número de eleitores, desde que seja atingido quórum mínimo de 257 parlamentares em plenário.
Senado
A sessão para a eleição do presidente do Senado ocorre após a posse dos 54 novos senadores, que terá início às 10h. O quórum mínimo é de 41 senadores.
O voto é eletrônico e secreto. Caso haja problemas, o voto será manual. O presidente é eleito por maioria simples, sem a realização de segundo turno. No caso de chapa única, os senadores votam "sim" ou "não".
Ao final da eleição, há a convocação para a votação que irá eleger os demais membros da Mesa Diretora, que são dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7