R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 13/05/2010 às 10h02:

Falta de moradia atinge 80% dos municípios, diz IBGE

Estudo mostra que esse porcentual era de 56% em 2001

Carolina Farias, do R7, no Rio

A falta de moradias é um problema que continua a crescer no Brasil, como aponta a Pesquisa de Informações Básica Municipais, a Munic, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (13). O estudo mostra que mais de 80% dos municípios têm cadastros de famílias interessadas em programas habitacionais. Em 2001, eram 56,01% cidades com esse cadastro.

A pesquisa, com dados de 2009, teve sua primeira edição em 1999 e coletou informações a partir de questionários respondidos por 5.565 prefeituras. Além de temas ligados à administração, habitação, esporte, cultura, segurança, transporte, meio ambiente, foram incluídos três novos temas: direitos humanos, saúde e políticas de gênero dos municípios brasileiros.

O porcentual de municípios com cadastro para programas de habitação vem crescendo em todas as regiões brasileiras desde que a pesquisa iniciou este tipo de indagação, em 2001. Por outro lado, a informatização deste cadastro vem sendo uma realidade cada vez mais comum e já atinge 45,3% dos municípios do país.

De acordo com o Munic, a conclusão do estudo é de que uma parte importante do conjunto de municípios brasileiros continua sem uma estrutura institucional capaz de desenvolver política adequada para a área da habitação. No entanto, a quase totalidade dos municípios com população acima de 100 mil habitantes possui esta estrutura mínima - muitos deles já com uma secretaria municipal exclusiva dedicada à questão habitacional - e praticamente a metade do total de municípios brasileiros ou já tem plano de habitação ou está com ele em elaboração.

 
Veja Relacionados:  ibge, municípios, moradias
ibge  municípios  moradias 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping