R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 07/05/2010 às 11h21:

Governo volta a liberar garimpo em Serra Pelada

Retomada só foi possível depois que 45 mil garimpeiros receberam concessão das terras

Da Agência Brasil

O acordo para retomada da extração em Serra Pelada foi fechado esta semana no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. A concessão de lavra será entregue nesta sexta-feira (7) pelo ministro Márcio Zimmerman e pelo senador Edison Lobão (PMDB-MA), na presença de centenas de garimpeiros que vieram para o evento em na cidade de Curionópolis (PA).

A retomada do garimpo só foi possível depois que os 45 mil garimpeiros receberam em 2007 a concessão das terras do antigo garimpo e criaram a Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada), no município de Curionópolis, a 50 km de Serra Pelada.

Há três anos, a cooperativa fez um acordo com a Colossus, uma mineradora Canadense, para estudar o terreno de 100 hectares. O levantamento apontou uma rica reserva dos minérios paládio, platina e pelo menos 33 toneladas de ouro. Tirar tudo isso lá do fundo, enterrado a quase 300 metros de profundidade, só com máquinas e tecnologia.

Para viabilizar a extração, a Coomigasp se associou à Colossus. A associação criou a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento.

Uma das questões que atrasaram a liberação do acordo foi a divisão dos lucros. Inicialmente 51% do que fosse encontrado ficariam com a Colossus e 49%, com os garimpeiros. Depois de três alterações no contrato, ficou definido que 75% dos lucros ficarão com a mineradora e 25%, livres de desconto, serão divididos entre os 45 mil associados da Coomigasp.

Os garimpeiros também vão receber um prêmio para cada quilo de minério extraído. A Colossus também se compromete a corrigir danos na etapa de mineração, além dos estragos já existentes. Outras promessas da empresa é levar água encanada para os que vivem no povoado à beira do garimpo e melhores condições de infraestrutura.

Apesar da diferença na divisão dos lucros o acordo preserva o poder de decisão dos cooperados no futuro dos negócios. É o que garante o presidente da Coomigasp, Gessé Simão. Segundo ele, nada poderá ser feito sem o aval da cooperativa. Simão diz ainda que apesar da diferença na divisão dos lucros os cooperados não se sentem prejudicados, pois sozinhos não teriam condições de explorar o subsolo.

Garimpo

Na corrida pelo ouro, no início da década de 80, milhares de homens trabalharam dia e noite na cratera aberta à mão no sudeste paraense. Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Muitos queriam para ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cancelou a viagem na última terça-feira (6), por causa da demora para fechar o acordo que deveria ter sido finalizado na semana passada. Seria a primeira visita de Lula à região do garimpo. A expectativa é de que o presidente venha no início das obras de construção da nova mina, na segunda quinzena de julho.


 
Veja Relacionados:  Serra Pelada, Garimpo, puro
Serra Pelada  Garimpo  puro 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping