R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

19 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 12/01/2012 às 14h00:

Imigração haitiana é a maior desde
a chegada de japoneses e italianos

Cerca de 4.000 estrangeiros vieram ao Brasil desde que um terremoto devastou seu país

Ansa.

Publicidade

O terremoto de sete graus na escala Richter que abalou o Haiti há exatos dois anos e deixou mais de 300 mil pessoas desabrigadas originou um fenômeno de imigração em massa para o Brasil que pode ser comparado aos êxodos do início do século 20.

Leia mais notícias no R7

O Ministério da Justiça calcula que, nestes dois anos, cerca de 4.000 haitianos tenham cruzado a fronteira de países vizinhos ao Brasil e alcançado municípios dos estados do Acre e do Amazonas.

Segundo o Itamaraty, essa situação só é comparada historicamente à imigração de italianos e japoneses, que aportaram no país ainda no período imperial e nos primeiros anos da República.

Nesta quinta-feira (12), o CNIg (Conselho Nacional de Imigração), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, deve acatar a proposta do Palácio do Planalto de regularizar a situação dos haitianos que já cruzaram a fronteira e impor limites para quem chegar futuramente.


Entre as determinações que podem ser aprovadas na reunião dos conselheiros, marcada para esta tarde, está a adoção de um limite de concessão, por mês, de até 100 vistos condicionados - que permitem ao imigrante provar vínculo trabalhista no Brasil em um prazo de cinco anos - para os haitianos que ainda pretendem vir ao país.

O critério para a concessão dos vistos deve ser determinado pelo Itamaraty, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O Ministério das Relações Exteriores, no entanto, preferiu não comentar as diretrizes antes de ser divulgado o resultado da reunião do CNIg.

Dos 4.000 haitianos que entraram no Brasil, 1.600 já estão regulares, pois receberam visto humanitário. Outros 2.000 processos estão em tramitação para regularização. Todos os que já estão no Brasil receberão a permissão de permanência. No entanto, os haitianos que chegarem depois ou entrarem ilegalmente serão notificados a deixarem o país. Se não deixarem, serão deportados.

O Ministério da Justiça informou que, em 2011, foram concedidas 1.323 autorizações de residência em caráter humanitário para haitianos.

Segundo o Itamaraty, o governo ainda não possui estatísticas sobre em qual ramo a população haitiana imigrante tem vindo trabalhar, nem para quais cidades tem se dirigido após ultrapassar a fronteira e conseguir uma autorização da Polícia Federal.

Assista ao vídeo:


Veja Relacionados:  haitianos, direitos humanos, imigração
haitianos  direitos humanos  imigração 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping