27 de Maio de 2012
Presidente criticou as greves de funcionários públicos e chamou as paralizações de "férias"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou, na quarta-feira (26) à noite, o fato de ter ganho uma das 20 mil lunetas adquiridas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para distribuir em escolas públicas do País para ironizar as ações de órgãos da Justiça contra ele e seu governo. Durante a Conferencia Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, Lula ironizou, sob risos da plateia que lotava o salão do hotel Alvorada.
- Nós aprendemos a vencer estas barreiras com humor. Estamos em ano político e vão dizer: 'O ministro deu uma luneta para o Lula. Luneta comprada para as crianças'. Pronto, já está o Lula processado. Já está o Ministério Publico atrás da minha luneta. Já está o Tribunal de Contas procurando qual crime que eu cometi. E já está a oposição convocando a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da luneta e daí fica tudo paralisado.No mesmo discurso, Lula voltou a criticar os grevistas, inclusive das universidades públicas, lembrando que quando se fazia greve, no seu tempo de sindicato, se perdia o direito ao descanso remunerado de domingo no primeiro dia de falta.
- Agora faltam três meses e recebem tudo. Isso não é greve, é férias.
Lula defendeu ainda o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o PNDH (Plano Nacional de Direitos Humanos), que recebeu inúmeras criticas e acabou tendo de ser reformulado. Segundo ele, os planos elaborados em 1996 e 2002 eram "muito mais sectários, muito mais à esquerda" do que o de agora. Para o presidente, "os algozes que o criticaram naquela época disseram amém" ao plano antigo na certeza de que não seriam implementados. Lula criticou quem condena o Plano:
-Agora, eles não leram e o criticam.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7