R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

30 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 11/09/2012 às 15h53:

Marta Suplicy substitui Ana de Hollanda
e assume o Ministério da Cultura

Após encontro em Brasília com presidente Dilma, irmã de Chico Buarque deixa a pasta

Carolina Martins, do R7, em Brasília

Publicidade

Após uma reunião com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deixou o cargo nesta terça-feira (11). Em seu lugar, assume a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que deve tomar posse na próxima quinta-feira (13).

O governo não informou o motivo da demissão nem se foi a ex-ministra que pediu para deixar a pasta. Segundo o Palácio do Planalto, o encontro com a presidente foi uma solicitação da própria ministra.

A reunião com a presidente durou menos de 30 minutos. De acordo com nota oficial divulgada pela Presidência, Dilma agradeceu à ministra o “empenho e os relevantes serviços prestados ao País”.

O Planalto informou ainda que a presidente telefonou para Marta Suplicy nesta manhã para “sacramentar” a mudança. A senadora aceitou o convite e deve tomar posse nesta quinta-feira (13).

Essa é a 14ª troca de ministros na gestão da presidente Dilma. Das 14 mudanças feitas em menos de dois anos, 12 ministros deixaram o governo.

Crise na Cultura

A ministra Ana de Hollanda foi bastante criticada por vários setores da área cultural e, por mais de uma vez, o Planalto precisou desmentir a saída da ministra. Ela é acusada de ter trabalhado pouco pela cultura e de não ter feito nenhuma grande realização à frente do ministério.

Irmã do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, a ministra tem 62 anos e também construiu carreira como cantora. Envolveu-se com política ainda jovem e pertenceu aos quadros do antigo PCB (Partido Comunista Brasileiro). Participou como militante em diversas campanhas eleitorais e também se dedicou à carreira de gestora pública, sempre na área cultural.

Substituta 

A senadora Marta Suplicy já fez parte do alto escalão do governo federal. Ela foi ministra do Turismo entre 2007 e 2008, durante a gestão de Lula. Atualmente, está engajada na campanha eleitoral do colega de partido, Fernando Haddad, que disputa a Prefeitura de São Paulo.

Marta foi prefeita da cidade entre 2001 e 2004. Hoje, com 67 anos, ela cumpre mandato no Senado Federal. Foi eleita em 2010 com mais de 8 milhões de votos.

Veja Relacionados:  ministério da cultura
ministério da cultura 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping