R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 27/12/2011 às 10h10: atualizado em: 27/12/2011 às 18h32

Pesquisa eleitoral esconde nome de
pré-candidato à Prefeitura de São Paulo

Outro levantamento, do mesmo mês, apontou Russomanno como líder em quatro de cinco cenários. PRB vai apresentar reclamação formal

Do R7

Publicidade

Pesquisa sobre as eleições para prefeito de São Paulo feita pelo Ibope, a pedido do Grupo Bandeirantes, deixou de fora o nome de um dos principais pré-candidatos da disputa: Celso Russomanno (PRB). Segundo levantamento do Datafolha deste mês, o ex-deputado é líder em quatro dos cinco cenários projetados pelo instituto para a sucessão de Gilberto Kassab (PSD).

Leia mais notícias no R7

A pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (26), aponta o ex-governador José Serra (PSDB) na liderança, com 20% das intenções de voto, contra 14% de Netinho de Paula (PCdoB). Em seguida aparece Paulinho da Força (PDT), com 8%; Soninha (PSB), com 6%; Gabriel Chalita (PMDB), com 5%, e Fernando Haddad (PT), com 4%. O Ibope entrevistou 612 pessoas entre os dias 3 e 6 deste mês.

No entanto, o Datafolha, que ouviu 1.092 eleitores da capital paulista entre os dias 7 e 9, apontou que Russomanno teria 20% das intenções de voto, em empate técnico com o vereador Netinho de Paula, que teria entre 14% e 15%. Haddad, atual ministro da Educação, teria entre 3% e 4% dos votos.

Já no cenário em que o ex-governador José Serra (PSDB) está no páreo, o tucano apareceu na liderança, com 18%, porém empatado tecnicamente com Russomanno (16%) e Netinho (13%), se considerada a margem de erro de três pontos para cima ou para baixo. 

O Ibope também desenhou outros cenários em seu levantamento, mas todos sem Celso Russomanno. O PRB, partido de Russomanno, mostrou-se indignado com a exclusão do nome do seu principal candidato nas eleições municipais do ano que vem. O partido divulgou uma nota em que contesta a pesquisa (leia íntegra abaixo).

- Vamos enviar hoje uma reclamação formal ao Grupo Bandeirantes e ao Ibope. Eles precisam explicar por que omitiram o nome de um dos principais candidatos à disputa da Prefeitura de São Paulo - afirmou Marcos Pereira, presidente nacional do PRB.

- Não é uma postura correta com a população de São Paulo. Foi um simples esquecimento? Houve erro? Quais são os interesses por trás disso? - pergunta Pereira.

Humberto Dantas, cientista político do Insper e doutor pela USP, diz estranhar a ausência de Russomanno no levantamento do Ibope.

- Se não tiver nenhuma explicação, a pesquisa é ruim. Nesse instante, não faz sentido [a exclusão]. Russomanno é um player [participante] a ser considerado, indiscutivelmente. Ele já vinha aparecendo [em outros levantamentos]. [...] Ele lidera quatro de cinco cenários de uma empresa de pesquisa extremamente conceituada que é a Datafolha. O Ibope tira o cara da pesquisa? Com todo respeito, mas essa pesquisa pode juntar e jogar fora. Nada contra o Ibope, mas a pesquisa está desconsiderando um candidato que, nesse momento, é importante.

Dantas disse que a notícia deveria ter deixado claro o motivo da exclusão do nome de Russomanno, porque “fica estranho para o eleitor que carrega com ele o mínimo de informação”. No entanto, ele lembra que, enquanto as candidaturas não são oficiais, os institutos de pesquisa podem montar os cenários que quiserem e não são punidos quando excluem pré-candidatos.

Procurada pelo R7, a assessoria de imprensa do Ibope informou que o responsável pela divulgação dos dados da pesquisa é o Grupo Bandeirantes. A assessoria de imprensa da emissora, por sua vez, disse apenas que a explicação sobre a omissão do nome de Russomanno foi dada no Jornal da Noite. O vídeo, no entanto, faz uma única referência ao pré-candidato do PRB na fala do apresentador do jornal, Boris Casoy. Casoy disse que Russomanno não aparece porque não foi citado por nenhum dos entrevistados.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo PRB:

"O jornal da Band divulgou ontem (26/12) “pesquisa” encomendada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação ao Ibope sobre intenção de voto para as eleições municipais de São Paulo em 2012.

Na pesquisa, o tucano José Serra aparece à frente de todos os demais pré-candidatos. Porém, o que causa surpresa ao Partido Republicano Brasileiro é o fato do nome de Celso Russomanno (PRB) não aparecer em nenhuma das simulações feitas na “pesquisa” divulgada na noite de ontem pelos principais telejornais do Grupo Bandeirantes.

Embora não tenhamos detalhes de como a “pesquisa” foi encomendada e consequentemente realizada, ignorar o nome de Russomanno nos causa estranheza quanto aos métodos que foram adotados e encomendados para essa “pesquisa”.

O que nos dá segurança em vir a público manifestar nossa indignação é o fato de que entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2011, o Datafolha realizou pesquisa semelhante onde foram ouvidos 1.092 eleitores da Capital paulista. Nessa pesquisa, foram apresentados cinco cenários; em quatro Russomanno lidera, no quinto ele empata tecnicamente com o tucano José Serra.

Outro aspecto que nos causa surpresa é o fato de que a “pesquisa” da Band/Ibope foi feita entre os dias 3 e 6 de dezembro, portanto, quatro dias antes da pesquisa Datafolha que se realizou entre os dias 7 e 9 do mesmo mês, porém, só divulgada agora (26/12). O que mudou?

O PRB reafirma sua total confiança na imprensa e nos institutos de pesquisa. Porém, não pode deixar de vir a público manifestar sua indignação com os resultados da “pesquisa” apresentada na noite de ontem pelos principais telejornais do Grupo Bandeirantes.

Caberia nesse momento à respeitada e conceituada emissora, que sempre prezou pelo jornalismo livre e independente, mesmo nos tempos da ditadura, vir a público e explicar detalhadamente os métodos adotados na “pesquisa” divulgada. É o que espera o PRB.

Marcos Pereira,
presidente nacional do PRB".


Veja Relacionados:  prefeitura, são paulo, pesquisa, ibope, datafolha, russomanno, eleições
prefeitura  são paulo  pesquisa  ibope  datafolha  russomanno  eleições 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping