R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 08/03/2010 às 03h13:

Previsão de ciclone deixa região Sul em alerta

Rajadas de vento podem chegar a 150km/h no mar

Correio do Povo

A semana começa com o Sul do Brasil em alerta devido à possibilidade de um ciclone chegar ao litoral da região entre esta segunda (8) e quarta (10). Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno está em formação na costa do Rio de Janeiro e em seu estágio inicial terá natureza subtropical, o que é raro na região.

O Met Office, serviço meteorológico do governo britânico, não descarta a possibilidade de uma tempestade tropical, que está imediatamente anterior a de um furacão entre os ciclones tropicais.

De acordo com a MetSul Meterologia, os litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar rajadas de vento forte, ocasionalmente intensas entre segunda e quarta, mas a maior preocupação é com o risco de chuva forte a intensa e torrencial.

Em mar aberto, as rajadas podem ficar entre 100 e 150 km/h. O litoral norte do Estado e o sul de Santa Catarina podem ser as áreas mais castigadas com intensas precipitações que podem provocar alagamentos, inundações localizadas, queda de barreiras e deslizamento de encostas.

O mar também deve sofrer alterações em função da tempestade, e ficar bastante agitado, com ondas de três a cinco metros e há risco de forte ressaca na orla. A navegação é extremamente desaconselhável uma vez que o mar estará suficientemente revolto para provocar até naufrágios.

Sudeste: céu nublado com chuva a qualquer hora no Espírito Santo, no norte do Rio e no centro-norte e no leste de Minas. No centro-oeste e no norte de São Paulo, o sol aparece e não chove. No extremo-sul paulista, chuva a qualquer hora com aberturas de sol entre muitas nuvens. Nas demais áreas do sudeste, o sol aparece na maior parte do dia e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde.

Na capital paulista a temperatura fica entre 16° C e 29° C, e devem acontecer pancadas de chuva no fim da tarde. Na cidade do Rio de Janeiro, a mínima será de 20° C e 33° C, e, assim como São Paulo, a chuva deve cair no fim do dia.

Norte: sol e chuva são esperados à tarde na maior parte de Roraima, no Amapá e no norte do Pará. Na maior parte do Tocantins, no sul do Pará, no centro-norte de Rondônia, no Acre e na maior parte do Amazonas, o tempo fica chuvoso por causa da atuação de áreas de instabilidade. Nas demais áreas da região do Norte e no nordeste do Amazonas, o sol aparece pouco e entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.

Centro-Oeste: o sol aparece forte e não chove em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás e de Mato Grosso. O tempo fica instável no centro-norte de Mato Grosso, de Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas, o sol aparece na maior parte do dia e a partir da tarde acontecem pancadas de chuva.

Nordeste: o sol aparece forte e não chove no norte do Maranhão, do Piauí, na maior parte do Ceará, no Rio Grande do Norte, no centro-leste da Paraíba e de Pernambuco. No centro-sul e no oeste da Bahia, o céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Sol e chuva rápida nas demais áreas do Nordeste.

As informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), da Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), da Climatempo e da MetSul Meteorologia.

Veja Relacionados:  temperatura, ciclone, chuva, sol
temperatura  ciclone  chuva  sol 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping