R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

Censo IBGE: Retrato do Brasil
R.M.S - Titanic - 100 Anos Cobertura completa
publicado em 27/04/2012 às 16h31:

Saiba como é feito o censo demográfico

No Brasil, o levantamento é realizado a cada dez anos e é de responsabilidade do IBGE

Do R7

Publicidade

O censo demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país. É nele que são investigadas as características de toda a população e dos domicílios do território nacional. No Brasil, o censo é feito a cada dez anos, e o responsável pelo trabalho é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os censos demográficos, por pesquisarem todos os domicílios de um país, constituem a única fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e em seus recortes territoriais internos (distritos, subdistritos, bairros e classificação de acordo com a localização dos domicílios em áreas urbanas e rurais).

Os temas que entram no questionário aplicado em todas as unidades domiciliares são escolhidos de acordo com o debate que o IBGE abre com a sociedade.

Leia mais notícias no R7

Durante dez anos, o instituto promove encontros com acadêmicos, instituições de pesquisa, com os governos municipal, estadual e federal, e com a população, também por meio da internet, para definir os dados que serão levantados.

O Censo Demográfico 2010 segue os princípios normativos determinados na Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968. Conforme essa lei, as informações são confidenciais e obrigatórias, destinam-se exclusivamente para fins estatísticos e não podem ser objeto de certidão nem ter eficácia jurídica como meio de prova.


A periodicidade dos censos demográficos é regulamentada pela Lei nº 8.184, de 10 de maio de 1991, que estabelece um máximo de dez anos para o intervalo.

A presidente do IBGE, Wasmália Bivar, explica que o longo intervalo entre um censo e outro é necessário devido à complexidade do processo.

— A gente tem que apurar 58 milhões de domicílios e informações sobre 190 milhões de pessoas. Os temas são escolhidos de acordo com o amplo debate que o IBGE abre com a sociedade. Nós fazemos vários fóruns de debates com academia, com institutos de pesquisa, com governos nos três níveis, com a sociedade em geral e, inclusive está aberta na internet.

 

Veja Relacionados:  censo demográfico; IBGE; estatística
censo demográfico; IBGE; estatística 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping