R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 08/06/2011 às 16h56:

Saiba quem são os ministros do governo Dilma Rousseff

Entrada de Gleisi Hoffmann na Casa Civil representa a primeira mudança na Esplanada

Do R7

Publicidade

A saída de Antonio Palocci da Casa Civil é a primeira troca ministerial do governo da presidente Dilma Rousseff. A nova ministra da pasta, Gleisi Hoffmann, assumiu na tarde desta quarta-feira (8) em cerimônia no Palácio do Planalto. Gleisi assume o cargo dizendo que vai ter Dilma como exemplo. A presidente comandou a Casa Civil durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Eleita senadora pelo PT do Paraná, Gleisi é casada com o também ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Gleisi iniciou sua vida política ainda na adolescência, como militante do movimento estudantil. Ela filiou-se ao PT em 1989. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública de Londrina, no Paraná.

Ela participou da equipe de transição do governo Fernando Henrique para o governo de Lula, em 2002. Posteriormente, foi diretora financeira da hidrelétrica de Itaipu.

Em 2006, ela concorreu pela primeira vez ao Senado pelo PT do Paraná, mas não conseguiu se eleger apesar de ter conseguido mais de 2 milhões de votos (45% do total). Ela sofreu nova derrota em 2008, quando se candidatou à Prefeitura de Curitiba, até ser eleita senadora no final do ano passado – a primeira mulher a representar o Paraná no Senado.

 

Formada em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Gleisi também é especialista em gestão de organizações públicas e administração financeira.

Com a indicação de Gleisi, Dilma coloca na Casa Civil, como vinha indicando que faria, um nome que mescla capacidade técnica e política. A ministra não chega a ser, como era a hoje presidente quando ocupava o posto, totalmente voltada para a condução dos assuntos do dia a dia do Planalto, mas também não tem tanta influência política no PT e no governo como tinha Antonio Palocci antes da crise que o derrubou.


 
Veja Relacionados:  antonio palocci, gleisi hoffmann, dilma rousseff, casa civil
antonio palocci  gleisi hoffmann  dilma rousseff  casa civil 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping