R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 31/05/2011 às 19h16:

Senado aprova plebiscito sobre
criação do Estado de Tapajós

Nova unidade ficaria com 27 municípios que hoje fazem parte do oeste do Pará

Do R7, com Agência Senado

Publicidade

O Senado aprovou nesta terça-feira (31), em plenário, a realização de um plebiscito para consultar a população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós.

A medida prevê a criação de Tapajós a partir da desintegração de 27 municípios que hoje fazem parte do oeste do Pará. A matéria, que já havia passado pela Câmara, segue agora para promulgação.

O plebiscito deve ser feito em até seis meses. Na mesma ocasião, os paraenses vão opinar também sobre a criação do Estado de Carajás, que surgiria da divisão da região sul e sudeste do território paraense.

A votação sobre Carajás foi aprovada no início do mês pela Câmara dos Deputados.

Custos

A divisão do Pará, segundo maior Estado do país em extensão territorial, em três partes pode custar caro aos contribuintes de outras regiões.

De acordo com o pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Rogério Boueri, caso os dois Estados saiam do papel, a manutenção de Carajás e Tapajós causaria um saldo negativo anual de cerca de R$ 2 bilhões à União.


O economista, responsável por um estudo sobre os custos das unidades federativas brasileiras, observa que alguns detalhes foram “esquecidos” pelos defensores das propostas.

- Esse valor, de R$ 2 bilhões, é o déficit [quando a diferença entre as receitas e as despesas gera um saldo negativo] desses dois novos Estados, sem contar os custos com a construção das novas estruturas de governo, do Legislativo e do Judiciário. E quem vai ficar com a dívida do Pará? E como será dividida a receita? São pontos que precisam ser levados em conta.

Além de Carajás e Tapajós, o Congresso tem propostas para criar 11 novas unidades, entre Estados e territórios. Se todas as mudanças forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.

Mapa dos Novos Estados do Brasil

 

 

Veja as respostas corretas


Veja Relacionados:  plebiscito, tapajós, senado
plebiscito  tapajós  senado 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping