R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Brasil/Notícias

Icone de Brasil Brasil

publicado em 29/11/2010 às 17h36:

Taxa de crescimento da população brasileira
desacelera em dez anos, aponta Censo

Se mantido o patamar atual, em 2020, a população do país começará a diminuir

Carolina Farias e Sérgio Vieira, do R7, no Rio

Publicidade

Os dados do Censo 2010, divulgados nesta segunda-feira (29), revelam que a taxa de crescimento da população brasileira continua a cair – processo iniciado entre 1950 e 1960, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa média atual de crescimento, registrada anualmente entre 2000 a 2010, ficou em 1,17, recuando do patamar observado em 2000, quando o índice era de 1,64.

Em dez anos, a população brasileira aumentou 12,3%, totalizando 190.732.694 habitantes em 2010 – um acréscimo de 20.933.524 de pessoas desde 2000.

Segundo Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE, o avanço da medicina no país, com a introdução da tratamentos médicos universais – com o uso da penicilina e de antibióticos – provocou não só a diminuição da mortalidade infantil, mas também da mortalidade materna, o que contribuiu para desacelerar o crescimento populacional.

- A taxa de fecundidade começa a cair de forma acentuada na década de 80, quando começa a ficar próxima aos patamares observados nos países desenvolvidos.

Além disso, Nunes explica que a estrutura etária no país mudou nos últimos 60 anos, principalmente em decorrência da desagregação rural e urbana, o que fez com que a “pirâmide” perdesse parte de sua base (composta pela população jovem), e ganhasse mais um “degrau”, com as pessoas de mais de 80 anos de idade. 

- Devido a redução generalizada da fecundidade, no Censo 2010, vemos que a pirâmide [como era a estrutura etária nos anos 50, quando a população jovem era maior] não existe mais. A base se estreitou e o topo se alargou e alongou. O IBGE teve que considerar a população acima de 80 para não criar distorções, já que o número de indivíduos mais velhos já está em proporção considerável, inclusive aqueles com mais de cem anos.

Ainda segundo o IBGE, caso o patamar de crescimento anual seja mantido, a população brasileira irá diminuir a partir de 2020.

pirâmide etária


Veja Relacionados:  Censo 2010, IBGE
Censo 2010  IBGE 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping